Câmara aprova Reforma Tributária com IPI apenas para Zona Franca de Manaus


15 de dezembro de 2023
Câmara aprova Reforma Tributária com IPI apenas para Zona Franca de Manaus
Da esquerda para a direita, Bernand Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária; senador Omar Aziz; senador Eduardo Braga; presidente do GT da reforma, deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG); e o relator da reforma na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) (Pedro Ladeira/Folhapress)
Jefferson Ramos – Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – Em uma votação histórica, a Câmara dos Deputados deu novo aval nesta sexta-feira, 15, à Reforma Tributária, que unifica cinco tributos sobre consumo e coloca o Brasil no mapa dos países que adotam um sistema IVA (Imposto sobre Valor Agregado). A proposta fica, agora, a um passo da promulgação.

Na mesma votação, a Casa decidiu manter a competitividade da ZFM pelo Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI), descartando a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Na avaliação de parlamentares consultados pela REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, as alterações não tiram a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Com isso, os insumos produzidos na Zona Franca terão alíquota zero em relação aos de outros Estados. 

O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovado em primeiro turno por 371 votos a 121. Foi uma larga vantagem em relação aos 308 votos necessários para uma alteração constitucional, mas inferior ao placar de 382 a 118 observado na primeira votação na Câmara em julho.

Cerca de quatro horas depois, o texto-base foi aprovado em segundo turno pelo plenário, por 365 votos a 118. Há, ainda, previsão de destaques que podem resultar em alterações no conteúdo da proposta.

Segundo o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), a reforma seguirá para a promulgação pelo Congresso Nacional. “Fizemos [as mudanças] de forma a não ter devolução para o Senado […] Estaremos prontos para promulgar a Reforma Tributária do Brasil”, disse.

O relator da proposta de reforma tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), em entrevista coletiva nesta sexta (15). Ribeiro é um homem branco, de cabelos brancos. Veste paletó escuro, camisa branca e gravata amarela.
O relator da proposta de Reforma Tributária, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 15 (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A promulgação, no entanto, será o primeiro passo de um longo percurso até a implementação efetiva do novo sistema tributário, que começará em 2026 e será concluído no início de 2033.

Leia mais: Câmara volta atrás e mantém competitividade da Zona Franca de Manaus pelo IPI
(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.