Capes cria ‘Cátedra Chico Mendes’ para apoiar estudos de ciências ambientais


05 de junho de 2023
Capes cria ‘Cátedra Chico Mendes’ para apoiar estudos de ciências ambientais
Vista aérea do Rio Von Der Steinen no Território Indígena do Xingu (Lalo de Almeida - 12.ago.22/Folhapress)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou, na última semana, uma cátedra entre o Brasil e a Universidade de Birmingham para apoiar estudos na área de ciências ambientais.

Batizada de Chico Mendes, em homenagem ao seringueiro e ambientalista acreano (1944-1988), símbolo da luta por direitos ambientais e humanos na região amazônica, a cátedra tem o objetivo de integrar atividades de pesquisa e ensino de universidades brasileiras com as da instituição britânica.

Vista aérea do Rio Von Der Steinen no Território Indígena do Xingu – Lalo de Almeida – 12.ago.22/Folhapress

O acordo prevê a cooperação internacional durante cinco anos, com editais de R$ 3,3 milhões por ano pela Capes. Os valores investidos serão utilizados para custear gastos com bolsas de pesquisa na Universidade de Birmingham, auxílio seguro saúde, auxílio instalação e auxílio deslocamento.

A escolha dos bolsistas será feita por editais anuais, com o intuito de alocar um bolsista docente (cátedra), um bolsista de pós-doutorado e um bolsista de doutorado sanduíche por ano a partir de 2023. A bolsa da cátedra será concedida para um pesquisador de comprovada experiência na área e detentor de título de doutor há pelo menos 15 anos.

Segundo a Capes, em nota, a Universidade de Birmingham e o Ministério da Educação, ao qual o órgão é vinculado, firmaram também recentemente um protocolo de intenções para fomentar o Instituto Brasil na universidade britânica. A cátedra Chico Mendes deve contribuir para consolidar esse compromisso.

Na reunião que firmou o acordo, a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, disse que o documento está em sintonia com uma demanda global por estudos ambientais.

“A pós-graduação e a ciência precisam ser meios de produção de conhecimento para solucionarmos questões locais, regionais, nacionais e até globais, como é o caso desse edital”, afirmou. “E o fato de ter o nome de Chico Mendes engrandece essa parceria, por associar a conservação ambiental à justiça social.”

Mercedes Bustamante toma posse como presidente da Capes
A presidente da Capes, Mercedes Bustamante – Divulgação/Capes

Rob Mackenzie, diretor do Instituto de Pesquisas sobre Florestas da Universidade de Birmingham, disse que a instituição tem uma “forte atuação no Brasil” e procura sempre firmar parcerias.

O pró-reitor de Internacionalização da Universidade de Birmingham, Robin Mason, contou que existem atualmente 20 estudantes da universidade no Brasil, e a cátedra deve expandir a presença da instituição no país.

“Justiça social e sustentável é um dos grandes desafios enfrentados pelo mundo hoje, que precisa ser solucionado com colaboração internacional”, disse. “Estamos ansiosos em trabalhar com a Capes e todos os parceiros brasileiros para avançar nosso conhecimento e desenvolver soluções para os dois países e, esperamos, o resto do mundo.”

As áreas de cooperação da cátedra são: ciências ambientais, mudanças climáticas, ecossistemas, sustentabilidade, sociedades e meio ambiente.

A duração das bolsas de pós-doutorado e doutorado sanduíche é de seis meses a um ano. O acordo prevê somente a mobilidade de pesquisadores brasileiros para o Reino Unido.

As inscrições para os semestres de verão, com início das atividades em março, se darão entre julho e agosto de cada ano. Para os de inverno, que começam em setembro, as candidaturas deverão ser apresentadas em janeiro e fevereiro.

Os resultados dos editais sairão em dezembro, para o verão, e junho, para o inverno.

O projeto Planeta em Transe é apoiado pela Open Society Foundations.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.