‘Cenarium Entrevista’ recebe professor amazonense PhD em Comunicação homenageado em Lisboa


03 de agosto de 2021
‘Cenarium Entrevista’ recebe professor amazonense PhD em Comunicação homenageado em Lisboa
Ricardo Lins no estúdio de gravação da TV Cenarium (Samuelknf)

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS –  O programa “Cenarium Entrevista” desta terça-feira, 3, recebeu o professor e doutor Ricardo Lins, pesquisador em Ciências da Comunicação que recebeu medalha de honra ao mérito em Lisboa, em Portugal, por ter sido o primeiro aluno da história do doutorado de Comunicação, da Universidade Católica Portuguesa, a criar um verbete. Ricardo Lins obteve nota máxima por unanimidade da banca de avaliadores. A entrevista vai ao ar, às 21h, sob o comando da jornalista Andréa Vieira, e estará disponível nas redes sociais (FacebookYouTube e Instagram) e no site da Revista Cenarium.

“[Foram] noites sem dormir. Eram, pelo menos, 12 a 14 horas de estudo. Dedicação mesmo, sacrifício. Mas eu continuo gostando do meu cafézinho preto, com minha bolacha de motor, sem manteiga, porque já perde o gosto”, brincou Lins.

Lins é formado em Comunicação Social, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa (2011), possui pós-doutorado em Neurofisiologia Cognitiva pelo UCL – Queen Square Instituto de Neurologia e atualmente é professor universitário. Além do amplo currículo, Ricardo Lins é juiz arbitral do Mercosul pelo Tribunal de Justiça Arbitral do Mercosul, com ênfases em diásporas e processos migratórios, sexualidade e gêneros e combate à homofobia.

À CENARIUM, Lins relembrou sua trajetória como educador de comunicação, na qual atua há mais de 20 anos e chegou a receber um diploma de mérito como formador da primeira turma de comunicadores indígenas de São Gabriel da Cachoeira. Além disso, o pesquisador também pautou temas sociais, como a defesa da causa LGBTQI+ no Amazonas.

“Tenho feito, nos últimos anos, um trabalho muito seguro em cima da questão de que nós somos todos iguais, independente de escolhas, gêneros, o que seja, nós somos iguais. Bato e trabalho muito com a questão dos LGBTQI+. Quantas cores colocarem, quantas letras o arco-íris quiser ter, eu defendo e luto por todas elas”, destacou o educador.

Premiação

Por conta dos relevantes serviços prestados na área educacional, a Câmara Brasileira de Cultura, uma Organização Não Governamental reconhecida internacionalmente, anunciou o professor Ricardo Lins como um dos homenageados no 1º Encontro de Notáveis da Amazônia, que ocorrerá em novembro deste ano. No evento, o educador vai receber o prêmio ‘A Cruz do Mérito Acadêmico e profissional: Comunicação’.

“Fiquei muito surpreso de ter sido indicado e confirmado para o prêmio por unanimidade. Isso me deixou extremamente feliz. Digo que essa comenda não é minha e que eu vou apenas recebê-la, porque ela é de todos os meus alunos e faz parte da minha vida como educador do Ensino Superior”, destacou Ricardo Lins.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.