Cidade da São Paulo tem uma das comemorações mais tradicionais de Corpus Christi

Em 2023, o tema da Festa de Corpus Christi, em Santana de Parnaíba, é 'Eucaristia e as Obras de Misericórdia'; a celebração contará com a confecção do famoso tapete nas ruas do centro histórico da cidade (Dario Souza/Secom)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – A cidade de Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, iniciou as atividades para os festejos de Corpus Christi, às 6h desta quinta-feira, 8. com a confecção de um tapete no centro histórico do município.

A tradição se estende desde 1961, segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Valmir Baptista Damas, que disse em entrevista a uma rádio.

Mais de mil pessoas, entre moradores e turistas, trabalharam na confecção do tapete colorido, que mede cerca de 850 metros quadrados e é produzido com serragem, argila, casca de ovo, cal, pipoca e pó de café.

PUBLICIDADE

A celebração, que tem como tema “Eucaristia e as Obras de Misericórdia”, inclui também a realização de missas, de uma feira de artesanato, e de passeios.

Após a missa campal com o bispo Dom Arnaldo, marcada para 15h, na Praça 14 de Novembro, haverá a procissão de Corpus Christi, na qual é utilizado o tapete produzido pela população.

Os festejos de Corpus Christi, considerado um dos eventos mais importantes da cidade, terminarão às 20h.

O Corpus Christi é uma festa que celebra, segundo a tradição católica, a presença real de Cristo na Eucaristia, que é o ato do recebimento da hóstia consagrada.

Desde que foi instituída, no século 13, a comemoração ocorre sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o domingo de Páscoa.

Leia também: Lula conversa com papa Francisco e agradece pela atuação sobre preservação da Amazônia
(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.