Com alta de casos no AM, governo estadual inicia campanha para vacinar população nas residências


08 de dezembro de 2021
Com alta de casos no AM, governo estadual inicia campanha para vacinar população nas residências
Vacinação em Manaus. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Iniciou nesta quarta-feira, 8, a “Megavacinação” para intensificar a imunização contra a Covid-19 no Amazonas. A campanha foi lançada pelo governador Wilson Lima e a primeira ação é implantar a carreta de vacinação no Centro da capital amazonense. Além de Manaus, a “Megavacinação” também iniciou nos outros 61 municípios do Estado, como uma medida de prevenção à alta de casos da Covid-19 no Amazonas e à possível disseminação da variante Ômicron.

O governo estadual informou que houve aumento do número de casos confirmados da doença na capital e interior, nos últimos 14 dias. Em Manaus, as notificações saíram de uma média de 15 para 32 casos, diariamente. No interior, subiram de 50 para 76. Ainda na terça-feira, 7, o governo determinou a suspensão de eventos com mais de 3 mil pessoas no Estado.

Leia também: Comitê de Enfrentamento à Covid-19 suspende eventos com mais de 3 mil pessoas no AM

“Houve um aumento de casos de Covid e internações, nada que provoque alarmismo, mas precisamos estar atentos para tomar medidas preventivas. A gente entende que é preciso montar estruturas, como a gente já tem, mas precisamos avançar na questão da vacinação”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.

A carreta da vacinação ficará na Praça da Polícia, na Avenida 7 de Setembro, no bairro Centro, até o dia 23 deste mês. Depois, será levada para fazer busca ativa nos bairros, ou seja, de casa em casa. No interior, a campanha vai debater com todos os secretários municipais de saúde qual a melhor estratégia de vacinação e implantá-las. A meta é ampliar em, pelo menos, 20% a cobertura vacinal no Amazonas.

No lançamento da campanha, o governador falou ainda sobre a preocupação com a Ômicron. “Nós temos a questão da Ômicron e, ao que tudo indica, trata-se de uma variante que não traz tanto agravamento, mas tem um poder muito grande de transmissibilidade, e a gente não sabe como ela deve se comportar nos próximos meses”, pontuou Wilson Lima.

Dose de reforço

Também nessa terça-feira, o Governo do Amazonas anunciou a redução do período de intervalo para a população tomar a dose de reforço da vacina contra Covid-19 no Estado. Agora, quem foi vacinado com a segunda dose do imunizante há quatro meses ou mais pode tomar a dose de reforço. Antes o período estipulado era cinco meses ou mais. Também, os vacinados com o imunizante dose única há dois meses ou mais já estão liberados para tomar a dose de reforço.

“A partir de amanhã (quarta-feira, 8), quem tomou a segunda dose em um período superior a quatro meses pode tomar a sua dose de reforço. Quem tomou a dose única, a Janssen, em um período superior a dois meses também tem a necessidade de tomar a segunda dose, a dose de reforço”, explicou o secretário estadual de Saúde Anoar Samad.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.