Com alta em serviço e indústria, PIB cresce 0,9% no Brasil


Por: Ana Pastana

03 de dezembro de 2024
Com alta em serviço e indústria, PIB cresce 0,9% no Brasil
O mapa do Brasil e gráficos (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Com altas nos serviços e na indústria de 0,9% e 0,6%, respectivamente, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% do segundo para o terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período imediatamente anterior. Apesar do aumento, a agropecuária recuou 0,9% no mesmo período. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os serviços de informação e comunicação cresceram 2,1% enquanto outras atividades de serviços registraram aumento de 1,7%. Já as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados cresceram 1,5% e o setor imobiliário, 1%.

De acordo com o IBGE, o comércio também registrou crescimento de 0,8%; transporte, armazenagem e correio subiu 0,6%; e administração, defesa, saúde e educação pública e seguridade social cresceram 0,5%. No mesmo período, a indústria registrou alta de 1,3%. Importações de bens e serviços apresentou alta de 1,0% em relação ao segundo trimestre de 2024.

Apesar do aumento do PIB, a construção (-1,7%); eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,4%) e indústrias extrativas (-0,3%) registraram queda. Outro setor que também diminuiu o ritmo foi o de exportações de bens e serviços, com -0,6%.

Em 2023

Dados do IBGE apontam que a agropecuária registrou queda de 0,8% em relação ao mesmo período de 2023. Na indústria, a alta foi de 3,6% também em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Já a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos cresceu 3,7%.

Já o setor de serviço aumentou 4,1% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior. Todas as atividades relacionadas também tiveram aumento positivo como: informação e comunicação (7,8%); outras atividades de serviços (6,4%); atividades financeiras, de seguro e serviços relacionados (5,1%); comércio (3,9%); atividades imobiliárias (3,1%); transporte, armazenagem e correio (2,5%) e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,7%).

PIB

O PIB é um indicador econômico relacionado com a atividade econômica do País. O PIB no Brasil, de acordo com o IBGE, foi de R$ 10,9 trilhões. Neste terceiro semestre de 2024, foram gerados R$ 3 trilhões no País.

Leia mais: Crescimento do PIB brasileiro impulsa agropecuária e indústria da Amazônia; entenda
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.