Com curadoria de Ailton Krenak, mostra reúne histórias de pertencimento à Terra


Por: Cenarium*

04 de novembro de 2025
Com curadoria de Ailton Krenak, mostra reúne histórias de pertencimento à Terra
Nova exposição do Museu da Pessoa convida o público a refletir sobre a escuta da Terra (Wikimedia/Coletivo Garapa/Divulgação | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – O Museu da Pessoa, em São Paulo (SP), acaba de inaugurar a exposição digital “Você Já Escutou a Terra?”, disponível gratuitamente em escuteaterra.museudapessoa.org. A mostra convida o público a refletir sobre a relação entre seres humanos e o planeta a partir de uma escuta biocêntrica, que reconhece todas as formas de vida como igualmente valiosas.

Com curadoria de Ailton Krenak e Karen Worcman, a exposição digital reúne mais de 50 histórias de vida coletadas nos seis biomas brasileiros entre 2024 e 2025, apresentadas por meio de vídeos, sons e imagens que retratam como diferentes pessoas e comunidades convivem, resistem e criam soluções em meio às transformações da Terra. O visitante é convidado a percorrer um grande “rio de memórias”, ouvindo narrativas de povos indígenas, agricultores, artistas, quilombolas, cientistas e guardiões da natureza que compartilham suas experiências de pertencimento à Terra.

“De onde nós viemos e para onde nós estamos indo, o que nós estamos fazendo com essa experiência? A Terra tem resposta para todos nós, nos lugares de onde nós nos originamos. Acredito que, se a gente conseguisse abrir o pensamento para esse movimento biocêntrico, a gente ia entender também porque os povos nativos, os povos originários, são tão agarrados aos seus lugares de origem. Eu percebo que isso é uma atitude biocêntrica. E é interessante que ela articula também uma ideia de comunidade. É comum, não é individual. O jeito de estar na Terra é comum, é coletivo”, afirma o curador Ailton Krenak.

“Ao longo de nossa trajetória, exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos têm ampliado o diálogo com diferentes públicos e visibilizado como as histórias de vida são ferramentas de transformação social. É nessa perspectiva que apresentamos essa exposição, convidando cada visitante a se reconhecer como parte dessa grande teia comum de vida”, afirma Karen Worcman, curadora e fundadora do Museu da Pessoa.

A exposição “Você Já Escutou A Terra?” faz parte da Programação Cultural do Museu da Pessoa, viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre, 3M, Itaú e Pepsico. A iniciativa conta com apoio financeiro do BNDES, apoio do Museu do Estado do Pará, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura – Secult, e parceira do Museu Nacional dos Povos Indígenas – Funai, Museu das Culturas Indígenas, Redes da Maré, Museu da Cultura Hip Hop RS, Casa Iacitatá – Amazônia Viva, OCAS ONG, GEMPAC, Associação Folclórica e Cultural Colibri, Gueto Hub, Nugen, Brigada Ribeirinha, Guardiões da Memória, IBEAC e GPDH – IEA/USP.

Experiência imersiva em Belém

A versão presencial da mostra “Você Já Escutou a Terra?” está em cartaz até 1º de fevereiro de 2026 no Museu do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, em Belém). A exposição convida o público a “entrar” sob a crosta terrestre, por meio de um grande manto coletivo feito de resíduos e tecidos, trilha sonora imersiva e histórias gravadas em vídeo, criando uma experiência sensorial de escuta da Terra.

Com curadoria de Ailton Krenak e Karen Worcman, expografia de Marcelo Larrea e trilha de Benjamin Taubkin, a mostra é organizada em quatro módulos – Cabine Manto, O Manto (Escutando a Terra), Rios de Memória e Fala, Museu da Pessoa – e conta com parcerias locais de organizações como Casa Iacitatá, GEMPAC, GuetoHub e Brigada Ribeirinha.

Para saber mais sobre a exposição presencial em Belém, acesse o release completo aqui.

Serviço

Exposição digital “Você Já Escutou a Terra?”

Acesso gratuito: escuteaterra.museudapessoa.org

Disponível a partir de 25 de outubro de 2025 até 1º de fevereiro de 2026

Ficha técnica

Curadoria: Ailton Krenak e Karen Worcman

Expografia: Marcelo Larrea

Textos: Rita Carelli

Paisagem sonora: Benjamin Taubkin

Realização: Museu da Pessoa

Patrocínio oficial: Petrobras

Patrocínio: Mercado Livre, 3M, Itaú Unibanco

Apoio financeiro: BNDES

Parceria: Museu Nacional dos Povos Indígenas e Funai

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo, em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. A proposta é democratizar o acesso à memória social, valorizando as experiências de vida de qualquer pessoa como parte fundamental da construção da história coletiva. O acervo reúne mais de 18 mil depoimentos em vídeo, áudio e texto, além de cerca de 60 mil imagens e documentos digitalizados. Saiba mais: www.museudapessoa.org

Leia mais: Krenak assume cadeira na Academia Brasileira de Letras
(*) Com informações de assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.