Com escolas de madeira em Parintins, Mateus Assayag fala em obras na educação
04 de setembro de 2024

Marcela Leiros – Da Cenarium
MANAUS (AM) – Com escolas em madeira na Zona Rural do município de Parintins (AM), o candidato a prefeito da cidade Mateus Assayag (PSD), que já foi secretário de Obras de Parintins, discursou sobre a construção de unidades de ensino na gestão dele, sob o comando do atual prefeito Frank Bi Garcia (PSD), contrariando imagens mostradas por pais de alunos.
Mateus Assayag citou ações de infraestutura, discursando como vereador, durante sessão da Câmara Municipal de Parintins, nesta semana. Logo em seguida, moradores do município vazaram diversos vídeos com imagens da infraestrutura das escolas, com unidades abandonadas pelo Poder Público.
Secretário de Obras de Parintins em três dos quatro mandatos de Bi Garcia, Mateus Assayag afirmou que a cidade é “referência em educação” e declarou ter construído 40 escolas na cidade e na zona rural do município.
“Eu tenho a felicidade de, enquanto estive secretário de Obras, construir mais de 40 escolas na cidade e na zona rural, levando mais educação, mais qualidade do ensino, infraestrutura, estrutura, capacitação realmente para que a gente possa cada vez mais melhorar a educação“, declarou.
Em material de campanhas nas redes sociais, o candidato também exibe “escolas-padrão” da gestão municipal, como as escolas municipais Charles Garcia e a Irmã Cristine, localizadas na cidade-sede, e que foram recém-reformadas.
Veja o vídeo:
A informação do candidato discorre das declarações de pais de alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição, em Parintins, que precisam enfrentar aulas interrompidas por causa da seca, presença de animais perigosos, falta de refrigeração e estrutura degradada.

Moradores de Parintins afirmaram, à CENARIUM, que a escola de madeira, construída em um dos mandatos de Bi Garcia, em 2008, quando o pai de Mateus Assayag, Simão Assayag, era secretário de Obras, foi esquecida pelo Poder Público municipal.

LEIA TAMBÉM:
- União Brasil se manifesta após ataque de Bi Garcia contra Brena Dianná em Parintins
- Parintins: Brena Dianná denuncia Bi Garcia no TRE-AM por violência política de gênero
- Justiça federal suspende atividades de universidade em Parintins
- Ativistas culturais de Parintins foram intimidados por Bi Garcia para negar verba; veja documento
A unidade atende 15 estudantes que cursam do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Conforme relatos de um comunitário à CENARIUM, que escolheu não se identificar, falta material didático e é comum a presença de animais, como morcegos e cabas. Por estar em uma área de várzea, no período de cheia, o rio alaga a escola e as aulas são interrompidas por três meses, todos os anos.
“A gente encontra muita dificuldade com material didático, está tudo aí abandonado o material. Aí a gente passa uma época fora da sala de aula sem recurso, e a gente vai levando como pode“, declarou.

Pelo fato de as madeiras da escola estarem envelhecidas, é preciso manutenção constante e substituição do material, o que nem sempre os comunitários conseguem de forma fácil. Nesses casos, eles emprestam da Igreja Católica local, que está em construção. “Aqui não tem o que reformar não, aqui é fazer outra [escola]“, declarou o morador.
A CENARIUM questionou o candidato Mateus Assayag, via assessoria de imprensa, sobre a precariedade da Escola Municipal Imaculada Conceição não ter sido sanada nas suas gestões e aguarda retorno.
Política
Mateus Assayag é apoiado pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia. O candidato à prefeitura do município é vereador da cidade pelo quarto mandato consecutivo. O primeiro mandato ocorreu de 2009 a 2012; o segundo de 2013 a 2016; o terceiro de 2017 a 2020 e o quarto mandato iniciou no ano de 2021.
Além do cargo no Legislativo, assumiu a Secretaria Municipal de Obras de 2005 a 2011, pela primeira vez. No terceiro mandato de vereador, foi novamente convidado para exercer o cargo de secretário da pasta de Parintins.