Com lotação de pacientes em hospital no AM, secretaria de Saúde afirma que todos serão atendidos


09 de junho de 2023
Pacientes buscam atendimento no Hospital Delphina Aziz (Reprodução)
Pacientes buscam atendimento no Hospital Delphina Aziz (Reprodução)

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Secretaria de Estado em Saúde (SES-AM) afirmou, por meio de nota, que o grande fluxo de pacientes registrado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 9, buscando atendimento no Hospital e Pronto Socorro Dr. Delphina Aziz, estava dentro da normalidade e garantiu que todos serão atendidos.

Cerca de mil pessoas formaram uma extensa fila na unidade de saúde, em busca de procedimentos oferecidos no local, como consultas, exames e fisioterapia, que se estendeu até a Avenida Torquato Tapajós. Devido à lotação atípica, foi apontado, pelos pacientes, um possível problema no sistema da secretaria de saúde.

A unidade, que fica localizada no bairro Colônia Terra Nova, é ponto central para a marcação e oferta de serviços de saúde, o que gera grande demanda por parte dos pacientes e, consequentemente, muitas abstinências, de acordo com a SES-AM.

Segundo a SES-AM, o que aconteceu nesta sexta-feira foi um caso atípico. Normalmente, muitos pacientes deixam de comparecer aos agendamentos e, assim, a unidade abre mais vagas para cobrir as faltas. “Neste mês de junho, em virtude do elevado índice de absenteísmo, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior“, explicou por meio de nota.

O absenteísmo, ou seja, a ausência do paciente no dia em que teve o exame marcado, levou à adoção de medidas, por parte da SES-AM, para que mais pessoas pudessem ser atendidas. A extensão do prazo para atendimento em até 15 dias em caso de falta do paciente, ampliação das marcações e ampliação dos serviços foram algumas delas, e podem explicar a grande procura nesta sexta.

Pacientes buscam atendimento no Hospital Delphina Aziz, nesta sexta-feira, 9. (Reprodução)

O secretário de Estado em Saúde, Anoar Samad, visitou a unidade na manhã desta sexta-feira e reforçou que a situação estava normalizada. “Não houve falha no sistema. O que aconteceu foi que as medidas adotadas para coibir o absenteísmo foram sobrepostas pela vinda dos pacientes, mas todos serão atendidos conforme a marcação”, reforçou.

Segundo a secretaria, não há necessidade de chegar à unidade com muita antecedência, tendo em vista que os exames são marcados por hora do atendimento. Além disso, a SES-AM pede que os pacientes aguardem a confirmação por contato telefônico e que mantenham o cadastro no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) atualizado.

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