Com lotação de pacientes em hospital no AM, secretaria de Saúde afirma que todos serão atendidos

Pacientes buscam atendimento no Hospital Delphina Aziz (Reprodução)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Secretaria de Estado em Saúde (SES-AM) afirmou, por meio de nota, que o grande fluxo de pacientes registrado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 9, buscando atendimento no Hospital e Pronto Socorro Dr. Delphina Aziz, estava dentro da normalidade e garantiu que todos serão atendidos.

Cerca de mil pessoas formaram uma extensa fila na unidade de saúde, em busca de procedimentos oferecidos no local, como consultas, exames e fisioterapia, que se estendeu até a Avenida Torquato Tapajós. Devido à lotação atípica, foi apontado, pelos pacientes, um possível problema no sistema da secretaria de saúde.

A unidade, que fica localizada no bairro Colônia Terra Nova, é ponto central para a marcação e oferta de serviços de saúde, o que gera grande demanda por parte dos pacientes e, consequentemente, muitas abstinências, de acordo com a SES-AM.

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Segundo a SES-AM, o que aconteceu nesta sexta-feira foi um caso atípico. Normalmente, muitos pacientes deixam de comparecer aos agendamentos e, assim, a unidade abre mais vagas para cobrir as faltas. “Neste mês de junho, em virtude do elevado índice de absenteísmo, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior“, explicou por meio de nota.

O absenteísmo, ou seja, a ausência do paciente no dia em que teve o exame marcado, levou à adoção de medidas, por parte da SES-AM, para que mais pessoas pudessem ser atendidas. A extensão do prazo para atendimento em até 15 dias em caso de falta do paciente, ampliação das marcações e ampliação dos serviços foram algumas delas, e podem explicar a grande procura nesta sexta.

Pacientes buscam atendimento no Hospital Delphina Aziz, nesta sexta-feira, 9. (Reprodução)

O secretário de Estado em Saúde, Anoar Samad, visitou a unidade na manhã desta sexta-feira e reforçou que a situação estava normalizada. “Não houve falha no sistema. O que aconteceu foi que as medidas adotadas para coibir o absenteísmo foram sobrepostas pela vinda dos pacientes, mas todos serão atendidos conforme a marcação”, reforçou.

Segundo a secretaria, não há necessidade de chegar à unidade com muita antecedência, tendo em vista que os exames são marcados por hora do atendimento. Além disso, a SES-AM pede que os pacientes aguardem a confirmação por contato telefônico e que mantenham o cadastro no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) atualizado.

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