Com saída de Bonates, general assume Secretaria de Segurança Pública do Amazonas


03 de agosto de 2021
Com saída de Bonates, general assume Secretaria de Segurança Pública do Amazonas
Louismar Bonates, à esquerda, e seu sucessor da SSP, general Carlos Alberto Mansur (Arte: Catarine Hak/Cenarium)
Carolina Givoni – Da Cenarium

MANAUS – O afastamento do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, foi confirmado nesta terça-feira, 3, após especulações da saída do ex-titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP) por motivos de saúde.

Ainda sem nota oficial do sucessor, fontes internas afirmam à CENARIUM de que o general Carlos Alberto Mansur, ex-comandante da 12ª Região Militar, em Manaus, e atual diretor da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHEEx), no Rio de Janeiro (RJ), vai assumir a pasta estadual.

Bonates teria uma cirurgia marcada há cerca de seis meses e por isso precisaria de repouso para fazer um tratamento ao qual será submetido. A exoneração também ainda não foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-AM).

Histórico de Bonates

Titular da pasta desde 2019, Bonates foi alvo de tentativa de exoneração fraudada pelo vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PSDB), repercutida no dia 22 de julho, pela Folha de São Paulo. A manobra para tentar “passar a perna” e demitir o secretário de Segurança Pública foi feita sem o conhecimento do governador do Estado, Wilson Lima (PSC), que cumpria agenda fora do Amazonas.

Além da exoneração de Bonates, a intenção do vice-governador – rompido com o chefe do Executivo Estadual desde junho de 2020 – era nomear o delegado Mario Jumbo Miranda Aufiero. A informação foi obtida com exclusividade pela coluna Painel, por meio de uma cópia do pedido de exoneração.

Histórico de Mansur

Carlos Alberto Mansur é natural da cidade de Paranaguá, interior do Paraná. O general iniciou a carreira militar nos anos de 1977, ao ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, interior de São Paulo. O general também passou pelo alto escalão do Exército Brasileiro (EB), comandando unidades militares de Boa Vista, Salvador, Curitiba e mais recentemente a 12ª Região Militar, em Manaus.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.