Começa vacinação contra Covid-19 de crianças de 11 anos sem comorbidades em Manaus

Criança é vacinada contra Covid-19. (Tomaz Silva/ Agência Brasil)

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Começou, nesta segunda-feira, 24, a vacinação contra Covid-19 de crianças de 11 anos sem comorbidades. Essa é a primeira idade contemplada no grupo de crianças da população geral. A liberação da idade ocorreu em uma ação simbólica no Parque Cidade da Criança, zona Sul da capital. O imunizante aplicado é da Pfizer.

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o grupo será vacinado de forma escalonada, sendo uma idade por vez. Além do Parque Cidade da Criança, a vacina estará disponível nos outros três pontos especialmente preparados para vacinar o público infantil – Clube do Trabalhador – Sesi, na zona Leste, e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, das 9h às 16h; e no shopping Manaus Via Norte, na zona Norte, das 10h às 16h.

PUBLICIDADE

Em todo o País, até o final de março, cerca de 20 milhões de doses da vacina infantil devem ser aplicadas nos filhos dos pais, que assim desejarem, atendendo aos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Crianças

A inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi anunciada no início deste mês. Para 2022, o governo federal assinou um contrato para aquisição de mais de 100 milhões de doses da Pfizer.

Para a imunização desse público, é necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da Pasta é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização.

O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.