Comissão aprova criação de selo para identificar produção de café artesanal


03 de janeiro de 2024
Comissão aprova criação de selo para identificar produção de café artesanal
Uma xícara de café vermelha, um objeto de coração, barras de chocolate, cafeteira turca e uma bolsa de papel artesanal em background de madeira (Reprodução/Freepik)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BRASÍLIA (DF) – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que cria o selo Arte Café para identificar o modo artesanal de produção e processamento dos grãos.

Segundo o texto, caberá aos municípios estabelecer em regulamento os procedimentos para o registro dos produtores e as exigências para a concessão do selo, além da responsabilidade pela classificação e fiscalização do produto. Não havendo regulamento municipal específico, será observada a norma estadual.

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Ana Paula Leão (PP-MG), ao Projeto de Lei 1454/23 do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

“O projeto de lei promove e protege a produção artesanal de café no Brasil, em favor da preservação histórico-cultural, do desenvolvimento econômico regional e da valorização dos produtos locais”, disse a relatora.

A relatora da proposta, deputada Ana Paula Leão (Reprodução/Agência Câmara)
Objetivos

O selo, de acordo com o texto, tem como objetivos:

  • Estimular o beneficiamento, o processamento e a oferta de cafés artesanais pelo produtor rural;
  • Valorizar a identidade da produção com uso de técnicas tradicionais e regionais;
  • Agregar valor ao produto, aumentar a geração de renda na atividade e promover o desenvolvimento do mercado de cafés artesanais.

O autor do projeto argumenta que o sistema produtivo do café artesanal exige do produtor rural meticulosa e incessante busca por qualidade em todas as etapas de produção – do plantio à colheita, à torra e à moagem – e criteriosa seleção dos grãos para a obtenção da bebida.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Leia mais: ‘Cafessai da Amazônia’: café à base de caroço do açaí é produzido no Amazonas
(*) Com informações da Agência Câmara

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.