Companhia teatral Garagem completa cinco anos de atividades no Amazonas


02 de dezembro de 2020
Companhia teatral Garagem completa cinco anos de atividades no Amazonas
Produções teatrais, oficinas virtuais, documentários, um pacote completo para comemorar os cinco anos da companhia teatral Grupo Garagem (Reprodução/Rodrigo Ribeiro)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Grupo Garagem completa cinco anos em 2020. Para comemorar, a trupe teatral montou um calendário de eventos com oficinas, curta-metragem e exibições online e presenciais. Para abrir a agenda, a peça o ‘Jogo do Bicho’ será apresentada no Teatro da Instalação, sábado, a partir das 19h30. O Teatro fica na Rua Frei José dos Inocentes, Centro. A entrada é gratuita.

Espetáculos presenciais e virtuais estão na agenda de comemoração do Garagem (Reprodução/Rodrigo Ribeiro)

Intitulado ‘Garagem 5 Anos’, o projeto comemorativo foi contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Também leva assinatura da Lei Aldir Blanc, cuja finalidade é apoiar o setor artístico nacional face a pandemia. Também tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

De acordo com produtor-executivo do Garagem, Gleidstone Melo, a conjuntura forçou um novo olhar “Agora, com os editais, vimos a possibilidade de fazer essas reapresentações e sempre tivemos o desejo de gravar os espetáculos para disponibilizá-los on-line. Foi uma possibilidade que a gente encontrou ainda mais nesse tempo em que estamos vivendo”, ponderou.

Cinco anos de estrada

Em cinco anos de existência, o Grupo Garagem produziu e ajudou a construir a recente cena teatral amazonense.  Ao todo foram sete espetáculos, uma revista eletrônica, uma série documental, um curta-metragem e outras ações culturais. Material produzido pela companhia que mostra que mesmo com grandes dificuldades, o teatro no Amazonas segue produzindo e alimentando plateias.

Além das peças, o Grupo Garagem preparou programação de oficinas virtuais para o público que prefere ver em casa (Reprodução/Rodrigo Ribeiro)

Para dezembro, as peças “Quando Encontramos Sonhos Perdidos nas Roupas que Costuramos”, “Ainda Bem que Não Tivemos Filhos” e “Jogo do Bicho” serão apresentadas presencialmente. As produções seguem as orientações sanitárias da OMS, com retirada de ingresso no site: www.grupogaragem.com

Virtualmente serão disponibilizadas no canal do YouTube do grupo o curta “Senti Um Vazio”. Serão ministradas as oficinas “Do Texto à Cena: Curso de Dramaturgia para o Texto”, com Pricilla Conserva, “Primeiro Passo Cenográfico”, com Frank Kitzinger e “Produção Teatral: Criando um Projeto do Início”, com Gleidstone Melo.  

Sobre o Garagem

O Grupo Garagem é um coletivo de criação formado por seis artistas da cidade de Manaus. São eles: Andreza Afro Amazônica, Frank Kitzinger, Gleidstone Melo, Janaina Siqueira, Lu Maya e Pricilla Conserva. O grupo tem como objetivo pesquisar as diversas linguagens artísticas. Com propriedade já produziu amplo fazer teatral.

O Grupo Garagem é formado por seis artistas manauaras e, junto a outras companhias, ajuda a manter acesa a chama do teatro no Amazonas (Reprodução/Rodrigo Ribeiro)

Possui em seu repertório os espetáculos: “Eles Falam da Gente”, “Acontece, acontece ou acontecerá”, “Senti um Vazio”, “Quando encontramos sonhos perdidos nas roupas que costuramos”, “Ainda bem que não tivemos filhos” e “Jogo do Bicho”. Além disso, desenvolve a revista eletrônica Arte Documenta.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.