Conciliação propõe oitiva de indígenas para destravar Ferrogrão


29 de agosto de 2023
Conciliação propõe oitiva de indígenas para destravar Ferrogrão
Ferrovia foi idealizada no Governo Temer para escoar produção agrícola (Ricardo Botelho/Minfra)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou, nesta terça-feira, 29, um relatório que propõe a realização de compensações ambientais e a oitiva de indígenas para solucionar o impasse sobre a construção da Ferrogrão, nova ferrovia que ligará Sinop, no norte de Mato Grosso, a Itaituba, no Pará.

As sugestões foram elaboradas pelo Centro de Soluções Alternativas de Litígios do STF, após o ministro Alexandre de Moraes enviar o caso para conciliação judicial e determinar a suspensão da Lei N° 13.452/2017. A norma alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim para permitir a construção da ferrovia.

Durante dois meses, o grupo de conciliação ouviu representantes de diversos órgãos do governo federal e de comunidades indígenas. Caberá ao ministro avaliar as conclusões obtidas pelos conciliadores.

A construção da Ferrogrão é articulada desde o Governo Michel Temer. São esperados investimentos de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão. Com 933 quilômetros de extensão, o projeto da ferrovia pretende resolver problemas de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso para o norte do País.

Contudo, os impactos ambientais são os entraves para a obra. O projeto exclui 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, que atinge terras indígenas e outras áreas de conservação ambiental.

Leia mais: Governo federal estuda abrir consulado-geral em Luanda, o primeiro em um país de língua portuguesa
(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.