Conheça trajetória de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido

Emilli Marolix – Da Revista Cenarim

MANAUS (AM) – Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, faleceu aos 32 anos, nesta terça-feira, 28. A informação foi confirmada por familiares e divulgada na página do salão que ela era proprietária. De acordo com o relatório do Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte é considerada “indeterminada”, ocasionada por depressão dos centros cardiorrespiratórios centrais bulbares; congestão e edema cerebral.

Nascida e criada em Parintins, interior do Amazonas, Djidja Cardoso respirava o folclore desde a infância. Sua paixão pela dança, música e tradições locais levou a ingressar no Boi Garantido, uma das mais proeminentes agremiações folclóricas do Amazonas. O talento excepcional logo a destacou, e ela ascendeu ao posto de Sinhazinha do Boi, tornando-se uma figura querida e reverenciada pelos torcedores.

Djidja Cardoso durante apresentação no Festival de Parintins (Divulgação/Boi Garantido)

A jornada como sinhazinha iniciou no ano de 2016, quando defendeu por quatro anos o item de número sete no Festival de Parintins, mas no final de 2020, se aposentou da arena. Em 2021 participou de um reality show da TV A Critica, “Peladão a Bordo”, e por decisão popular, acabou se tornando a campeã naquele ano.

PUBLICIDADE

Djidja passou a gerenciar um salão de beleza, localizados em Manaus e também na cidade de Parintins. Em suas redes sociais conquistou mais de 65 mil seguidores, onde compartilhava vídeos de seus treinos na academia e curiosidades sobre o Festival Folclórico de Parintins.

Notas de pesar

O Boi Garantido divulgou nota de pesar pelo falecimento da “eterna Sinhazinha”. “A flor mais linda do curral partiu. Partiu fisicamente, mas permanecerá viva em nossa memória”, diz a nota.

“As cores hoje já não brilham tanto, a sombrinha já não gira mais no ar, os sorrisos momentaneamente tornam-se em em lágrimas, a galera vermelha e branca chora com sua repentina partida”. […] Que Nossa Senhora do Carmo te receba e console o coração de sua mãe”, ressalta a agremiação.

Apresentação da ex-sinhazinha do Garantido (Reprodução)

A atual sinhazinha do Boi Garantido, Isabelle Nogueira também manifestou pesar pelo falecimento da amiga e disse que hoje não é um dos dias mais alegres. “A dor da partida é sempre inexplicável, mas essa está mexendo comigo especialmente pela forma como aconteceu. Eu e a Djidja vivemos momentos marcantes, principalmente em suas realizações que tive orgulho de acompanhar”, disse Isabelle em uma publicação no Instagram.

“Lembro que na semana passada estive com ela, e é incrível como dizem que as pessoas se despedem, porque parecia mesmo uma despedida, e esse é um dos motivos das minhas lágrimas, porque nunca sabemos quando vai ser a última vez. […] Para Djidja: minha amiga, lembrarei de você para sempre como uma pessoa alegre, cheia de vida, trabalhadora e sonhadora. Deixo a minha gratidão por todos os momentos que vivemos juntas e que Deus te receba nos seus braços”, concluiu.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) lamentou a morte da empresária e ex-sinhazinha. “Quero prestar, neste momento de tristeza e dor, o nosso apoio e sentimentos de pesar aos familiares e amigos da empresária Djidja Cardoso, que por anos contribuiu com a cultura do nosso Estado e foi uma das figuras chaves do Festival Folclórico de Parintins. Talentosa e muito dedicada, Djidja deixou a sua marca na nossa cidade”, disse Almeida.

Leia mais: Jurados confirmam apropriação cultural de sinhazinha em Festival de Parintins
Editado por Aldizangela Brito
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.