Consumidores de MT ficaram 16 horas sem energia em 2023, diz Aneel


27 de março de 2024
Levantamento analisa fornecimento de energia por distribuidoras de todo país (Freepik)
Levantamento analisa fornecimento de energia por distribuidoras de todo país (Freepik)

Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – Um levantamento de desempenho das distribuidoras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado neste mês, mostra que os consumidores mato-grossenses ficaram, em média, 16 horas sem energia elétrica em 2023.

Em Mato Grosso, a concessionária de energia responsável pela distribuição é a Energisa, que atende mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras e uma população de 3,5 milhões de pessoas.

O índice de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) registrou 16,15 horas no Estado. O período é um somatório da interrupção no fornecimento durante o ano. Em comparação com 2022, houve uma leve redução da DEC, quando registrou 16,72 horas em média. O índice atual é o melhor do Centro-Oeste.

No indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), a companhia alcançou a 11ª posição no ranking nacional, com uma pontuação de 0,70. Em relação à média nacional do DEC, tempo que os consumidores ficam sem energia, o índice é 10,43 horas.

A Energisa informou que desde o início da concessão, a empresa já fez diversos investimentos, inclusive entre 2023 e 2024, em um valor investido de cerca de R$ 2 bilhões para melhorar a infraestrutura de distribuição de energia no Estado.

O gerente de operação da companhia, Anderson de Morais Rodrigues, explica que a empresa tem buscado energias mais limpas para fornecer aos consumidores. “Este ano de 2024, a gente ainda tem a previsão de mais duas subestações sendo energizadas, até o final do ano. Uma sendo a subestação de Primavera do Leste e a outra a de Comodoro, que também trarão uma melhor qualidade do serviço e uma menor quantidade de interrupções para o nosso cliente”, diz.

Panorama nacional

Os consumidores experimentaram uma média de 10,43 horas sem energia (DEC) ao longo do ano, refletindo uma diminuição de 6,9% em comparação com 2022, quando a média foi de 11,20 horas. A frequência (FEC) de interrupções continuou sua tendência de queda, passando de 5,47 interrupções em 2022 para 5,24 interrupções em média por consumidor em 2023, representando uma melhoria de 4,2% durante esse período.

Segundo a Aneel, os indicadores monitorados continuam demonstrando uma tendência de queda, alinhados com os limites estabelecidos pela agência. O que reforça o compromisso contínuo das distribuidoras em proporcionar serviços de melhor qualidade aos consumidores.

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