Consumidores de MT ficaram 16 horas sem energia em 2023, diz Aneel

Levantamento analisa fornecimento de energia por distribuidoras de todo país (Freepik)
Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – Um levantamento de desempenho das distribuidoras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado neste mês, mostra que os consumidores mato-grossenses ficaram, em média, 16 horas sem energia elétrica em 2023.

Em Mato Grosso, a concessionária de energia responsável pela distribuição é a Energisa, que atende mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras e uma população de 3,5 milhões de pessoas.

O índice de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) registrou 16,15 horas no Estado. O período é um somatório da interrupção no fornecimento durante o ano. Em comparação com 2022, houve uma leve redução da DEC, quando registrou 16,72 horas em média. O índice atual é o melhor do Centro-Oeste.

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No indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), a companhia alcançou a 11ª posição no ranking nacional, com uma pontuação de 0,70. Em relação à média nacional do DEC, tempo que os consumidores ficam sem energia, o índice é 10,43 horas.

A Energisa informou que desde o início da concessão, a empresa já fez diversos investimentos, inclusive entre 2023 e 2024, em um valor investido de cerca de R$ 2 bilhões para melhorar a infraestrutura de distribuição de energia no Estado.

O gerente de operação da companhia, Anderson de Morais Rodrigues, explica que a empresa tem buscado energias mais limpas para fornecer aos consumidores. “Este ano de 2024, a gente ainda tem a previsão de mais duas subestações sendo energizadas, até o final do ano. Uma sendo a subestação de Primavera do Leste e a outra a de Comodoro, que também trarão uma melhor qualidade do serviço e uma menor quantidade de interrupções para o nosso cliente”, diz.

Panorama nacional

Os consumidores experimentaram uma média de 10,43 horas sem energia (DEC) ao longo do ano, refletindo uma diminuição de 6,9% em comparação com 2022, quando a média foi de 11,20 horas. A frequência (FEC) de interrupções continuou sua tendência de queda, passando de 5,47 interrupções em 2022 para 5,24 interrupções em média por consumidor em 2023, representando uma melhoria de 4,2% durante esse período.

Segundo a Aneel, os indicadores monitorados continuam demonstrando uma tendência de queda, alinhados com os limites estabelecidos pela agência. O que reforça o compromisso contínuo das distribuidoras em proporcionar serviços de melhor qualidade aos consumidores.

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