Copa do Mundo feminina começa com ataques às jogadoras das seleções


20 de julho de 2023
Copa do Mundo feminina começa com ataques às jogadoras das seleções
Jogadoras da Nova Zelândia e da Noruega na partida desta quinta-feira, 20. (Fifa)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Copa do Mundo feminina teve início nesta quinta-feira, 20, na Nova Zelândia, mas antes mesmo das jogadoras concluírem a primeira partida — Nova Zelândia contra Noruega, com vitória da anfitriã — comentários de teor machistas e sexistas contra as jogadoras e a modalidade feminina, como “vai lavar a louça” ou “festival de bagres“, repercutiram nas redes sociais.

A Copa do Mundo Feminina 2023 acontece de 20 de julho a 20 de agosto, com 32 seleções em busca do maior título do futebol feminino. O número de comentários fez o canal do YouTube CazéTV, único da plataforma que transmite a Copa do Mundo feminina, desativar o chat durante a transmissão da partida.

Em nota, a equipe chamou de “preconceitos inaceitáveis“. “Percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade“, consta na nota.

Tela da transmissão do YouTube com o chat desativado. (Reprodução/YouTube)

A Cazé TV, que transmitirá todas as partidas do Mundial Feminino, disse ainda que nos próximos jogos o canal terá mais moderadores “preparados para permitirem que as pessoas que curtem o canal se manifestem livremente e que discursos discriminatórios sejam banidos, como deve acontecer com qualquer espécie de preconceito“.

Comentário na transmissão do jogo Nova Zelândia x Noruega, na Cazé TV. (Reprodução/YouTube)
Comentários no chat da Cazé TV, que foi desativado. (Reprodução/YouTube)

Essa não foi a primeira vez que falas discriminatórias foram proferidas nas redes contra a Copa do Mundo feminina e suas jogadoras. Na semana passada, o influenciador Bruno Carneiro Nunes, conhecido como Fred, e que tem grande envolvimento no futebol, fez um vídeo no qual questionava o motivo pelo qual seus seguidores não gostavam do futebol feminino.

Leia mais notícias:

‘Caso Bemol’: por que as mulheres são sempre as ‘vilãs’ nos casos extraconjugais?
Cientista do Amazonas está entre as 25 mulheres da ciência na América Latina
Mais de 50% das mulheres negras já sofreram algum preconceito no mercado de trabalho
Etarismo: uma forma de discriminação que deve ser combatida

Nos comentários da publicação, também houve ataques à modalidade feminina e às jogadoras. Um internauta afirmou que o futebol feminino é um “porcaria de se assistir”. “Jogo lento pra caramba, só pereba. A bola não ocorre, os olhos sangram assistindo isso“, disse, afirmando que o influenciador só publicou o vídeo por ser da “turma do politicamente correto”.

Comentários na publicação do influenciador Fred. (Reprodução/Instagram)
O influenciador Fred publicou o vídeo na sexta-feira, 14. (Reprodução/YouTube)

Fiz um post incentivando as pessoas a consumirem mais futebol feminino, ainda mais agora que a gente está chegando perto da Copa do Mundo. Imaginei que teriam alguns comentários sujos, ruins, atacando a modalidade, mas fiquei surpreso pelo número de comentários”, afirmou Fred após a repercussão.

O tanto de gente que tirou o dia para ser escrota… Vocês têm todo o direito de não gostar, mas tirar o tempo de vocês para atacar a modalidade, as meninas que jogam, as que consomem e influenciadoras que divulgam, aí realmente acho que vocês estão errados”, disse ele.

Jogos do Brasil na Copa do Mundo

A seleção dos Estados Unidos é a maior vencedora da história do Mundial. Quanto ao Brasil, na fase de grupos, a seleção disputará com Panamá, França e Jamaica. (Veja os detalhes abaixo)

A competição terá transmissão da Globo, na TV aberta, e do SporTV, na TV fechada. O site do GE e a Cazé TV, no YouTube, também vão transmitir o torneio. Todos os jogos do Brasil serão transmitidos na Globo, que exibirá, ao todo, sete partidas. Já o SportTV transmitirá alguns duelos, enquanto a Cazé TV passará todos os confrontos, até a final.

Datas e horários dos jogos do Brasil na fase de grupos da Copa 2023:
  • Brasil x Panamá – 24 de julho, às 08h (horário de Brasília);
  • França x Brasil – 29 de julho, às 07h (horário de Brasília);
  • Jamaica x Brasil – 2 de agosto, às 07h (horário de Brasília).

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.