Copa do Mundo feminina começa com ataques às jogadoras das seleções

Jogadoras da Nova Zelândia e da Noruega na partida desta quinta-feira, 20. (Fifa)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Copa do Mundo feminina teve início nesta quinta-feira, 20, na Nova Zelândia, mas antes mesmo das jogadoras concluírem a primeira partida — Nova Zelândia contra Noruega, com vitória da anfitriã — comentários de teor machistas e sexistas contra as jogadoras e a modalidade feminina, como “vai lavar a louça” ou “festival de bagres“, repercutiram nas redes sociais.

A Copa do Mundo Feminina 2023 acontece de 20 de julho a 20 de agosto, com 32 seleções em busca do maior título do futebol feminino. O número de comentários fez o canal do YouTube CazéTV, único da plataforma que transmite a Copa do Mundo feminina, desativar o chat durante a transmissão da partida.

Em nota, a equipe chamou de “preconceitos inaceitáveis“. “Percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade“, consta na nota.

PUBLICIDADE
Tela da transmissão do YouTube com o chat desativado. (Reprodução/YouTube)

A Cazé TV, que transmitirá todas as partidas do Mundial Feminino, disse ainda que nos próximos jogos o canal terá mais moderadores “preparados para permitirem que as pessoas que curtem o canal se manifestem livremente e que discursos discriminatórios sejam banidos, como deve acontecer com qualquer espécie de preconceito“.

Comentário na transmissão do jogo Nova Zelândia x Noruega, na Cazé TV. (Reprodução/YouTube)
Comentários no chat da Cazé TV, que foi desativado. (Reprodução/YouTube)

Essa não foi a primeira vez que falas discriminatórias foram proferidas nas redes contra a Copa do Mundo feminina e suas jogadoras. Na semana passada, o influenciador Bruno Carneiro Nunes, conhecido como Fred, e que tem grande envolvimento no futebol, fez um vídeo no qual questionava o motivo pelo qual seus seguidores não gostavam do futebol feminino.

Leia mais notícias:

‘Caso Bemol’: por que as mulheres são sempre as ‘vilãs’ nos casos extraconjugais?
Cientista do Amazonas está entre as 25 mulheres da ciência na América Latina
Mais de 50% das mulheres negras já sofreram algum preconceito no mercado de trabalho
Etarismo: uma forma de discriminação que deve ser combatida

Nos comentários da publicação, também houve ataques à modalidade feminina e às jogadoras. Um internauta afirmou que o futebol feminino é um “porcaria de se assistir”. “Jogo lento pra caramba, só pereba. A bola não ocorre, os olhos sangram assistindo isso“, disse, afirmando que o influenciador só publicou o vídeo por ser da “turma do politicamente correto”.

Comentários na publicação do influenciador Fred. (Reprodução/Instagram)
O influenciador Fred publicou o vídeo na sexta-feira, 14. (Reprodução/YouTube)

Fiz um post incentivando as pessoas a consumirem mais futebol feminino, ainda mais agora que a gente está chegando perto da Copa do Mundo. Imaginei que teriam alguns comentários sujos, ruins, atacando a modalidade, mas fiquei surpreso pelo número de comentários”, afirmou Fred após a repercussão.

O tanto de gente que tirou o dia para ser escrota… Vocês têm todo o direito de não gostar, mas tirar o tempo de vocês para atacar a modalidade, as meninas que jogam, as que consomem e influenciadoras que divulgam, aí realmente acho que vocês estão errados”, disse ele.

Jogos do Brasil na Copa do Mundo

A seleção dos Estados Unidos é a maior vencedora da história do Mundial. Quanto ao Brasil, na fase de grupos, a seleção disputará com Panamá, França e Jamaica. (Veja os detalhes abaixo)

A competição terá transmissão da Globo, na TV aberta, e do SporTV, na TV fechada. O site do GE e a Cazé TV, no YouTube, também vão transmitir o torneio. Todos os jogos do Brasil serão transmitidos na Globo, que exibirá, ao todo, sete partidas. Já o SportTV transmitirá alguns duelos, enquanto a Cazé TV passará todos os confrontos, até a final.

Datas e horários dos jogos do Brasil na fase de grupos da Copa 2023:
  • Brasil x Panamá – 24 de julho, às 08h (horário de Brasília);
  • França x Brasil – 29 de julho, às 07h (horário de Brasília);
  • Jamaica x Brasil – 2 de agosto, às 07h (horário de Brasília).
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.