Corpos de garimpeiros mortos seguem sem resgate na Terra Indígena Yanomami


16 de fevereiro de 2024
Corpos de garimpeiros mortos seguem sem resgate na Terra Indígena Yanomami
Garimpo em Terra Indígena Yanomami (TIY) (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Bruna Cássia Alves – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – Familiares de Elizangela Pessoa da Silva, morta em suposto conflito com indígenas na Terra Indígena Yanomami em Roraima, e que pediram anonimato, afirmaram que os corpos das vítimas seguem sem resgate na região.

“A única coisa que nós, familiares, queremos é o resgate dos corpos. Já se passaram sete dias sem providências e queremos dar um enterro digno para eles”, desabafou uma membro da família.

Além de Elizangela, os garimpeiros Josafá Vaniz da Silva, de 52 anos; e Luiz Ferreira da Silva, de 50 anos, também morreram assassinados há uma semana entre a localidade de Parima e Dicão, no município de Iracema.

Os familiares denunciaram o caso à Polícia Civil de Roraima (PCRR), no dia 12 de fevereiro. Conforme relato dos familiares, as vítimas sofreram ataque de indígenas que estariam armados com arcos, flechas e armas de fogo.

Polícia Civil diz que está tentando resgatar corpos (PCRR/Divulgação)

Nessa quinta-feira, 15, a polícia emitiu nova nota afirmando que está articulando esforços para resgatar corpos de garimpeiros na região.

“Trata-se de uma região que apresenta desafios logísticos para as equipes de resgate. Mas estamos empenhados em superar essas adversidades e garantir a recuperação dos corpos com dignidade e respeito às famílias enlutadas”, acrescentou.

O Exército Brasileiro também divulgou nota informando que, até o momento, não recebeu nenhum pedido formal de apoio para o resgate dos corpos dos garimpeiros.

“O Exército está ciente dos acontecimentos, porém, ainda não foi contatado oficialmente para prestar assistência à Polícia Civil. Estamos prontos para colaborar assim que recebermos uma solicitação oficial”, adicionou.

REVISTA CENARIUM entrou em contato com a Hutukara Associação Yanomami e com o Conselho Indígena de Roraima para solicitar pronunciamento sobre o caso, e aguarda retorno.

Leia mais: Conselho Indígena de Roraima pede ações mais eficazes para atender indígenas Yanomami
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.