Corpos de garimpeiros mortos seguem sem resgate na Terra Indígena Yanomami

Garimpo em Terra Indígena Yanomami (TIY) (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Bruna Cássia Alves – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – Familiares de Elizangela Pessoa da Silva, morta em suposto conflito com indígenas na Terra Indígena Yanomami em Roraima, e que pediram anonimato, afirmaram que os corpos das vítimas seguem sem resgate na região.

“A única coisa que nós, familiares, queremos é o resgate dos corpos. Já se passaram sete dias sem providências e queremos dar um enterro digno para eles”, desabafou uma membro da família.

Além de Elizangela, os garimpeiros Josafá Vaniz da Silva, de 52 anos; e Luiz Ferreira da Silva, de 50 anos, também morreram assassinados há uma semana entre a localidade de Parima e Dicão, no município de Iracema.

PUBLICIDADE

Os familiares denunciaram o caso à Polícia Civil de Roraima (PCRR), no dia 12 de fevereiro. Conforme relato dos familiares, as vítimas sofreram ataque de indígenas que estariam armados com arcos, flechas e armas de fogo.

Polícia Civil diz que está tentando resgatar corpos (PCRR/Divulgação)

Nessa quinta-feira, 15, a polícia emitiu nova nota afirmando que está articulando esforços para resgatar corpos de garimpeiros na região.

“Trata-se de uma região que apresenta desafios logísticos para as equipes de resgate. Mas estamos empenhados em superar essas adversidades e garantir a recuperação dos corpos com dignidade e respeito às famílias enlutadas”, acrescentou.

O Exército Brasileiro também divulgou nota informando que, até o momento, não recebeu nenhum pedido formal de apoio para o resgate dos corpos dos garimpeiros.

“O Exército está ciente dos acontecimentos, porém, ainda não foi contatado oficialmente para prestar assistência à Polícia Civil. Estamos prontos para colaborar assim que recebermos uma solicitação oficial”, adicionou.

REVISTA CENARIUM entrou em contato com a Hutukara Associação Yanomami e com o Conselho Indígena de Roraima para solicitar pronunciamento sobre o caso, e aguarda retorno.

Leia mais: Conselho Indígena de Roraima pede ações mais eficazes para atender indígenas Yanomami
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.