Deputados da Amazônia Legal assinam pedido de impeachment de Moraes
10 de setembro de 2024

Ana Pastana – Da Cenarium*
MANAUS (AM) – Opositores do governo Lula se reuniram nessa segunda-feira, 9, para entregar ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um novo pedido de impeachment, criado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Até está terça-feira, 10, 149 parlamentares assinaram o requerimento, sendo 28 deputados dos estados que compõem a região da Amazônia Legal.
O deputado federal e candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL-AM), foi o único deputado do Amazonas a assinar o requerimento. Todos os oito deputados que representam o Estado de Rondônia também assinam o pedido.
Os opositores alegam abusos por parte do ministro do Supremo e desrespeito após as decisões tomadas por Moraes. À Rádio Câmara, o deputado federal pelo estado do Pará, Airton Faleiro (PT), criticou o pedido de impeachment. Faleiro declarou também que acredita que o principal motivo do pedido é a atuação firme do ministro para com os suspeitos de envolvimento na ação do dia 8 de janeiro.
O deputado federal Coronel Ulysses (União Brasil-AC), afirma que assinou o pedido baseado em lei que define os crimes de responsabilidade. O deputado alega ainda que Moraes violou regras sobre em julgamentos e investigações.
O líder da oposição no Senado, o senador Marcos Rogério (PL-RO), afirmou em coletiva de imprensa que os parlamentares entregaram o pedido ao Presidente da casa, Rodrigo Pacheco. “Foi protocolado junto ao presidente do Senado, ele recebeu o pedido, vai dá a tramitação que manda o regimento interno do senado federal para a tramitação dos pedidos de impeachment”, disse.
Veja a lista de parlamentares que assinaram o pedido:


