Deputados de Roraima aprovam ‘Estado de Calamidade Pública’ com 17 votos favoráveis


08 de março de 2022
Deputados de Roraima aprovam ‘Estado de Calamidade Pública’ com 17 votos favoráveis
Apenas dois deputados votaram contra o projeto de calamidade pública. Entre eles, o deputado Dhiego Coelho. Divulgação.

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) aprovaram nesta terça-feira, 8, o pedido do governador Antônio Denarium (PP) de estender o prazo de “Calamidade Pública” no Estado para até 31 de dezembro deste ano. O projeto recebeu 17 votos favoráveis contra dois contrários, em sessão marcada por ataques de parlamentares da oposição à medida.

Veja também: Com registros de Covid em queda, governador de RR quer estender calamidade pública que permite compras sem licitação

O texto estava previsto para entrar em pauta e ser votado na semana passada, mas por falta de quórum a sessão precisou ser adiada. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que reconhece o Estado de Calamidade Pública em 2022, estava tramitando em regime de urgência na ALE-RR e entrou somente nesta terça-feira para a Ordem do Dia.

Votação:

Deputados que votaram a favor:

• Angela Águida Portella (PP) – Sim
• Betânia Almeida (PV) – Sim
• Catarina Guerra (SD) – Sim
• Chico Mozart (Cidadania) – Sim
• Coronel Chagas (PRTB) – Sim
• Eder Lourinho (PTC) – Sim
• Gabriel Picanço (Republicanos) – Sim
• George Melo (DC) – Sim
• Jeferson Alves (PTB) – Sim
• Marcelo Cabral (Sem partido) – Sim
• Odilon (Patriota) – Sim
• Renan (Republicanos) – Sim
• Renato Silva (PROS) – Sim
• Soldado Sampaio (PCdoB) – Sim
• Tayla Peres (PRTB) – Sim
• Yonny Pedroso (SD) – Sim

Votaram contra:

• Nilton Sindpol (Patriota) – Não
• Dhiego Coelho (PTC) – Não

Os deputados estaduais que votaram contra o projeto foram Nilton Sindpol (Patriota) e Dhiego Coelho (PTC), que chegou a tecer críticas ao governador de Roraima durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. Para o parlamentar do Partido Trabalhista Cristão, o Estado também não apresenta mais números da Covid-19 considerados preocupantes e não há necessidade de decretar a calamidade pública.

“Ele anda em eventos públicos, inaugurações, entrega de cestas básicas, recentemente assistiu a um jogo no estádio Canarinho e ele, com toda sua comitiva do governo se aglomeraram. Faz muito tempo que ele não usa nem máscara”, criticou o deputado Dhiego Coelho, que se declara oposição ao governo de Roraima.

Coelho lembrou ainda que a medida está sendo tomada em ano eleitoral e citou que o próprio Ministério da Saúde quer rebaixar a Covid-19, no Brasil, à “endemia”, por conta da queda no número de casos e internações contra o coronavírus. O deputado também destacou que Boa Vista liberou o uso de máscaras em espaços; em contrapartida, o governador não acata medidas de proteção contra a pandemia.

“Qual é o intuito de declarar Estado de Calamidade Pública?”, questiona o parlamentar. “Por que declarar calamidade pública quando não se existe mais? Não existe mais os leitos cheios. A Secretaria de Saúde declarou que os leitos estão todos vazios, que não estão sendo mais ocupados por pacientes que contraíram o vírus da Covid-19”, reforçou.

O projeto

O Estado de Calamidade Pública aumenta os limites para a dispensa de licitação e estende o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para todas as compras e contratos firmados. O projeto do governador foi encaminhado à ALE-RR por meio da mensagem governamental nº 03, de 11 de fevereiro de 2022.

O texto do PDL enviado pelo Governo de Roraima justifica que a adoção da medida visa a prevenção e o enfrentamento dos prejuízos causados pelo coronavírus e pede que o reconhecimento da calamidade pública fique em vigor, com prazo até 31 de dezembro de 2022, em atenção ao disposto no artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, e o Decreto Executivo nº 28.635-E, que entre as determinações está a suspensão de eventos e atividades com a presença de público e a abertura de cinemas, teatros, shoppings, bares e academias.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.