Desmatamento em 2021 será próximo ao registrado em 2020, segundo Inpe


05 de setembro de 2021
Desmatamento em 2021 será próximo ao registrado em 2020, segundo Inpe
Floresta Amazônica vem sendo devastada no maior ritmo dos últimos dez anos (Tarso Sarraf/AFP)

Com informações do Último Segundo

SÃO PAULO – O desmatamento na Amazônia em 2020 foi o pior registrado nos últimos 12 anos e os dados para este ano não apontam uma redução significativa no desflorestamento. Através do Deter, seu sistema de alerta de desmatamento, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) projeta que 2021 poderá ter o segundo pior registro desde o início da série histórica. As informações são do Poder360.

De agosto de 2020 a julho de 2021, foram registrados 8.793 km² de área desmatada em território amazônico. No último ano, o total de área desflorestada chegou a 10.851 km². Ou seja, há a expectativa de que este seja o segundo pior resultado desde 2015.

Cláudio Almeida, coordenador no Inpe do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas, explica que o sistema Deter – considerado uma prévia do dado oficial, o Prodes – registrou “uma baixa discreta [4,6%], não dá nem para cravar que o valor oficial do Prodes será menor que o valor do ano passado, que foi recorde. O que deve acontecer é um valor muito próximo de 2020”.

Os dados divulgados pelo Deter são divugados mensalmente e, por isso, auxiliam o governo a moldar as políticas públicas no combate ao desmatamento. O Prodes possui uma publicação única e tem a sua divulgação realizada de maneira anual, em novembro.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.