Desperdício de água se torna mais um vilão em tempos do novo Coronavírus


06 de maio de 2020
Desperdício de água se torna mais um vilão em tempos do novo Coronavírus
Consumir água com respeito ao meio ambiente e evitar o desperdício é fundamental para a economia e a qualidade de vida das famílias - Registro Agência de Notícias do Acre

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

Item básico para todas as famílias, o consumo de água disparou nas casas por conta do isolamento e de sua utilização imprescindível para a higiene corporal. Mas, a água está sendo bem utilizada pelos amazonenses? Segundo o Engenheiro Ambiental José Coutinho, o uso da água, em Manaus, é o retrato do que não se deve fazer. “Temos um elevado desperdício da água, por falta de educação e em muito, por desvio de finalidade”, observou.

Ainda segundo Coutinho, com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, o consumo caiu em setores como o comércio e a indústria, que estão praticamente parados, mas, ganhou força nas casas. “Em tempos de isolamento, cada saída de casa, significa um banho na volta, até porque, você não pode expor seus familiares e isso na prática significa: mais banhos, mais consumo de água”, destacou. “Então, o que já era exagerado em matéria de consumo, ficou pior”, ponderou.

Orientações

Responsável por 98% do abastecimento urbano da cidade de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, capta 630 milhões de litros de água por dia, para atender as demandas da capital. Mesmo com o grande volume, a Coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Geaneide Vilhena, reconhece que o consumo aumentou entre as famílias manauaras, o que pode causar um desequilíbrio coletivo no consumo.

“Nossa orientação é utilizar uma ligação regular pois, quando você usa água sem controle, você desestabiliza a distribuição”, afirmou. “Além disso, ao utilizar uma ligação irregular, você acaba por utilizar material inadequado, e isso pode levar doenças a sua família”, alertou.

Dicas

Entre as medidas para evitar desperdício, Gianeide Vilhena destaca, além da ligação legal, o armazenamento da água da chuva em vasilhames bem tampados, para evitar doenças como a Dengue e outras. Mas, atitudes aparentemente banais podem ajudar muito. “Lavar o pátio e o carro com água reutilizável da máquina de lavar roupas, é uma alternativa prática pois a água já vem com sabão, inclusive”, sugeriu. Já o engenheiro José Coutinho, chama atenção para um detalhe cotidiano, que se evitado, pode ajudar a diminuir o desperdício. “Não é preciso escovar os dentes com a torneira ligada”, finalizou.

Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais da Águas de Manaus: www.aguasdemanaus.com.br , Facebook.com/águasdemanaus, @instagram/aguasdemanaus e whatsapp (92) 98264-0464.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.