Detran-AM lança ‘Maio Amarelo 2023’ e anuncia núcleo de suporte a vítimas do trânsito

O presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, no evento "Movimento Maio Amarelo 2023". (Divulgação)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizou, nesta sexta-feira, 5, a abertura do “Movimento Maio Amarelo 2023”, que objetiva a diminuição dos índices de acidentes de trânsito. A solenidade, que anunciou uma série de ações educativas e de conscientização, foi realizada no Salão Solimões, anexo ao Palácio Rio Negro, localizado na avenida 7 de Setembro, no Centro, Zona Sul de Manaus.

Nessa edição comemorativa de dez anos, a campanha carrega o tema “No trânsito, escolha a vida” e irá percorrer escolas, empresas e vias públicas, na capital e no interior do Estado. As atividades integradas envolvem órgãos ligados ao trânsito e transporte, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

O lançamento do movimento foi realizado pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, que durante discurso fez um alerta sobre o alto índice de vítimas de trânsito em todo o Brasil, destacando a média de 35 mil mortes, por ano, no País. Para ele, o trânsito seguro, com redução de acidentes fatais, depende de um trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade.

PUBLICIDADE

“A gente quer que a população tenha essa consciência e apoie o poder público quando das ações de fiscalização nas ruas, mas, sobretudo, das ações de conscientização. E, que a gente possa, com esse movimento, cumprir o nosso objetivo, que é o propósito de chamar a atenção da população, trazer a sociedade civil pro nosso lado, para ela ter o papel fundamental que ela tem no resultado do trânsito seguro”, ressaltou o diretor-presidente.

Rodrigo de Sá: “A gente quer que a população tenha essa consciência”. (Divulgação)

Presente no evento, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Cetran-AM), David Fernandes, também concorda que o envolvimento da população em ações de educação para o trânsito é fundamental para reduzir os índices de acidentes nas ruas. O dirigente acredita ainda que a responsabilidade ao trafegar pela via não é exclusiva dos condutores, mas também dos pedestres.

“Cada um tem que fazer a sua parte. O condutor e o pedestre fazendo a sua parte, com certeza nós vamos ter um trânsito mais tranquilo, mais calmo e com menos morte”, afirmou o presidente. “O conselho está aberto a fazer consultas públicas (…) o maior intuito não é fiscalizar para punir o condutor e, sim, educar para o trânsito”, completa.

Apoio às vítimas do trânsito

Na abertura do “Movimento Maio Amarelo 2023”, Rodrigo de Sá assinou a portaria que cria, na estrutura do Detran-AM, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat), que irá atuar na orientação e suporte de pessoas que sofrem com as consequências de acidentes de trânsito, como vítimas e familiares.

A abertura do “Movimento Maio Amarelo 2023” ocorreu nessa sexta-feira, 6. (Divulgação)

“O Amazonas é o segundo ou terceiro Estado a ter esse tipo de atividade. É uma atividade que tem objetivo de ajudar aquelas pessoas que são vitimadas no trânsito e seus familiares, sobretudo, na liberação do Dpvat [Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre], apoio psicossocial e jurídico, por meio de parcerias que o Detran Amazonas vai firmar”, explica o diretor-presidente.

Com a criação do Navat, o órgão vai realizar atendimentos agendados, das 8 às 14h, para realizar entrevista social a fim de traçar o perfil socioeconômico das vítimas de acidentes de trânsito. O núcleo vai funcionar na sede do Detran-AM, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.

Autoridades se reuniram ao lado do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá (Adrisa De Góes/Revista Cenarium)

Ações do movimento

Ao longo do mês de maio, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran Amazonas irá realizar 33 ações, com o intuito de conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito. Durante o Movimento Maio Amarelo, o órgão vai promover palestras em empresas e instituições de ensino, com teatros de fantoches para o público infantil e realizar abordagens educativas com distribuição de materiais em toda a capital.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.