Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
12 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações da Vogue Internacional

À medida que a crise climática se torna cada vez mais séria, cada Dia da Terra que surge assume um significado extra. Criado em 1970 nos Estados Unidos, o evento anual reúne milhões de pessoas de todo o mundo em prol do meio ambiente, destacando as ações urgentes que precisamos tomar para salvar nosso planeta.

Na verdade, os números mostram que as emissões globais de CO2 estão agora de volta aos níveis pré-pandêmicos, apesar de toda a conversa sobre “cura natural” quando países ao redor do mundo entraram em confinamento. Considerando que precisamos cortar drasticamente as emissões em cerca de 45% até 2030 para manter o aquecimento global em 1,5 ° C, a magnitude do desafio que enfrentamos é clara.

“Neste Dia da Terra, temos uma oportunidade importante de desafiar nossos líderes a se comprometerem com a ação climática em escala global”, disse Kathleen Rogers, presidente da EarthDay.org, à Vogue. “Estamos à beira de um precipício – se não agirmos agora para reduzir as emissões de carbono, não haverá caminho de volta.”

Quer garantir que você fará sua parte neste Dia da Terra? Aqui está tudo o que você precisa saber.

Quando é o Dia da Terra de 2021?

O Dia da Terra foi marcado em 22 de abril todos os anos desde seu início em 1970. Este ano, os organizadores estão convocando três dias de ação climática, de 20 a 22 de abril, mas esperam que a semana inteira vá até o Dia da Terra – às vezes chamada de Semana da Terra – por ser um momento em que as questões ambientais ocupem o centro das atenções.

Sobre o que é o Dia da Terra?

Marcado por milhões em todo o mundo, o Dia da Terra é um evento anual projetado para iluminar os graves problemas ambientais que enfrentamos, desde a crise climática até a poluição do ar e o desmatamento. Para o Dia da Terra de 2021, o presidente dos EUA, Joe Biden, convidou 40 líderes mundiais para participar de um summit virtual nos dias 22 e 23 de abril para destacar a urgência de uma ação climática mais forte. O evento será transmitido ao vivo por causa da pandemia.

Quando foi o primeiro Dia da Terra?

O Dia da Terra original foi fundado pelo senador e ambientalista dos EUA Gaylord Nelson em 1970, para destacar a importância do ar e da água limpos, após um derramamento de óleo em 1969 em Santa Bárbara, Califórnia. O evento contou com surpreendentes 20 milhões de pessoas tomando as ruas em todo os EUA – cerca de 10% da população do País na época.

O Dia da Terra se tornou uma campanha internacional em 1990, quando ativistas ambientais pediram a um dos organizadores originais, Denis Hayes, para ajudar a criar outro evento para destacar os desafios ecológicos que nosso planeta enfrenta.

Qual é o tema deste ano?

Apropriadamente, o tema deste ano é Restore Our Earth, que enfoca não apenas a necessidade de reduzir nosso impacto no planeta à medida que nos recuperamos dos efeitos da Covid-19, mas também como podemos desempenhar um papel na reparação dos danos que sofremos feito. “Devemos olhar para os processos naturais, tecnologias verdes e pensamento inovador que podem ter um impacto duradouro e transformador para restaurar nossa Terra”, diz Rogers.

Leia o post completo aqui

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.