Dia mundial de conhecer o rock jaraqui

Hoje eu peço licença aos internautas da REVISTA CENARIUM para falar menos de política, mais de música.

Eu não consigo simplesmente deixar passar em branco a data, pois este humilde comedor de jaraqui que lhes escreve é simplesmente apaixonado e hiper dependente de música, e sim, sou apaixonado pelo rock.

Em 13 de julho de 1985, aconteceu um evento grandioso chamado Live Aid. Foi um show simultâneo em Londres, na Inglaterra e nos Estados Unidos. O objetivo do show era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia, que infelizmente persiste até hoje não apenas na Etiópia, mas no mundo.

PUBLICIDADE

O evento contou com a presença de renomados artistas de rock da época, como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Black Sabbath, entre outros. O show teve transmissão ao vivo para diversos países e na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock e o mundo comprou a ideia.

Manaus tem uma produção musical fantástica, e pros amantes de rock a minha sugestão é que se permitam conhecer o fantástico repertório de rock amazonense. Bandas com uma qualidade autoral encantadora, com conteúdo em suas letras, com musicalidade excepcional e com, o que eu entendo que é o elemento essencial do rock, a contestação.

Chá de flores, zona tribal, espantalho, essence, olhos imaculados, zeronovedois, clivas, charlie perfume, platinados, kaos horror, nekrost, jarakillers, tudo pelos ares, critical age, glory opera… esses são apenas alguns dos nomes que possuem registros fantásticos. Algumas dessas bandas ainda estão em atividade e é possível que sejam vistas em shows pelo centro ou em bares específicos.

Vida longa ao rock, que mais que agradável de se ouvir, é ferramenta de contestação no mundo. Vida longa ao rock amazonense, pois além de todas as dificuldades que a arte em si oferece aos iluminados que nela decidem caminhar, superam ainda o preconceito contra o maravilhoso conteúdo local.

PUBLICIDADE
(*)

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.