Elefantes encontrados mortos na natureza foram vítimas de bactérias, diz governo africano


21 de setembro de 2020
Desde março deste ano, mais de 300 elefantes mortos já foram encontrados no local (Reprodução)
Desde março deste ano, mais de 300 elefantes mortos já foram encontrados no local (Reprodução)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Os elefantes encontrados mortos em Botsuana, na região do delta do rio Okavango, na África, foram vítimas de uma cianobactéria produtora de neurotoxinas, conforme anunciou nesta segunda-feira, 21, o governo do País africano.

De acordo com o UOL, desde março deste ano, mais de 300 elefantes mortos já foram encontrados no local. Segundo o governo, exames feitos a partir de amostras de sangue dos animais constataram a causa da mortalidade.

“As mortes ocorreram por envenenamento devido a uma cianobactéria que se desenvolveu em pontos de água”, disse Mmadi Reuben, veterinária do Ministério da Vida Selvagem e Parques Nacionais.

A cianobactéria são micro-organismos procariontes capazes de realizar fotossíntese e costuma viver na água. Segundo Reuben, as mortes dos animais paralisaram no final de junho, quando a água de tanques de abastecimento da região começou a secar.

O G1 apurou que o governo chegou a trabalhar com a hipótese de caça ou mesmo morte por envenenamento, mas descartou ambas as possibilidades. O País africano registra, atualmente, 130 mil elefantes em liberdade, um terço do número de exemplares da espécie em toda a África. Botsuana afirmou que continuará com a investigação sobre a cianobactéria.

(*) Com informações do G1 e UOL

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO