Eleito presidente, Omar Aziz vai usar estatísticas para conduzir trabalhos na CPI da Pandemia


27 de abril de 2021
Eleito presidente, Omar Aziz vai usar estatísticas para conduzir trabalhos na CPI da Pandemia
O senador que é ex-professor de matemática e engenheiro vai adotar um perfil mais cartesiano na CPI (Agência Senado/Reprodução)

Via Brasília – Da Revista Cenarium

Radiografia

Dono de um pensamento cartesiano, ex-professor de matemática e engenheiro, o senador Omar Aziz (PSD-AM), que preside a partir de hoje a CPI da Pandemia, disse, com exclusividade à coluna Via Brasília, que contará com um arsenal de dados estatísticos do DataSenado a orientar seus trabalhos. Quando foi secretário de Segurança, no início dos anos 2000, Aziz se valia muito do setor estatístico e de Inteligência da SSP-AM para decidir ações e operações policiais.

DataPandemia

O DataSenado é composto por profissionais de alto nível que farão uma radiografia brasileira sobre como a pandemia afetou cada Estado, com o Amazonas de epicentro. Com a medida, Omar Aziz reafirma sua tendência a fazer uma condução técnica, baseada em fatos, na agenda e oitivas da CPI.

Renan fica

Sobre a decisão judicial que impediria a “votação” de Renan Calheiros (MDB) para ser relator da CPI, senadores ouvidos ontem em jantar na casa de Aziz classificaram a medida como “interferência indevida”. Avaliam se tratar de uma decisão interna corporis do Senado, onde não caberia proibir Renan ser votado, mesmo porque o relator é indicado pelo presidente da CPI, não votado. Há consenso entre os senadores em manter o senador alagoano na relatoria, ignorando a decisão judicial.

Empossado

“A população brasileira está acompanhando e valoriza o poder de fiscalização de cada um de nós. A pandemia está nos nossos lares. Cerca de 86% conhece ou tem parente que faleceu na pandemia. Temos a obrigação de buscar a verdade. Não podemos proteger quem falhou em memória das vítimas”, diz Omar Aziz, empossado presidente da CPI da Pandemia.

Missão

Já o senador Eduardo Braga (MDB-AM) afirma que a Comissão tem uma missão com a população. “Mais do que apontar culpados, a CPI deve apontar caminhos para que mais pessoas não venham a falecer vítimas da Covid. É uma missão histórica dada ao senador Omar. E para isso ele terá todo o nosso apoio”, detalha Braga.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.