Após reabertura do comércio, dois municípios do AM prorrogam lockdown por mais 10 dias


01 de junho de 2020
Após reabertura do comércio, dois municípios do AM prorrogam lockdown por mais 10 dias
(Divulgação/Prefeitura de Itapiranga)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Os municípios de Itapiranga e São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, a 311 e 853 quilômetros de Manaus, respectivamente, prorrogaram os decretos de lockdown até o dia por mais 10 dias. A medida foi publicada nesta segunda-feira, 1º, no Diário Oficial dos Municípios (DOM).

O lockdown, que significa o fechamento, trancamento total, visa combater a disseminação da pandemia do novo Coronavírus, doença que causa a Covid-19, de uma forma rígida, proibindo a circulação de pessoas em horários pré-estabelecidos pelas prefeituras.

No Amazonas, além Itapiranga e São Gabriel da Cachoeira, os municípios de Tefé, Silves, Barreirinha, Urucará, Novo Airão e Alvarães também já decretaram a restrição.

Em Itapiranga, a medida iniciou até no último dia 19 de maio e foi prorrogada na sexta-feira, 29, com validade até o dia 7 de junho. Segundo o novo decreto, o horário de funcionamento do comércio passa a ser das 6h até às 18h, após esse horário, ficam suspensas a circulação de pessoas, sendo permitido, somente, os serviços de delivery e órgãos de competência em cumprimento com o documento.

Em São Gabriel da Cachoeira, município com maior número de indígenas no Amazonas, com cerca de 90% do total da população, a prefeitura prorrogou o lockdown pela segunda vez.

A medida já havia sido prorrogada no último dia 20 de maio. O novo decreto foi publicado na edição desta segunda-feira, 1º, no DOM. Segundo o documento, a circulação de pessoas nas vias públicas, estabelecimentos comerciais, instituições bancárias e lotéricas, ficam suspensas das 15h às 6h do dia seguinte.

Os casos de Covid-19 no município, que chegaram a 1.808 nesse domingo, sendo 21 óbitos, acendem o alerta de autoridades locais e de representantes indígenas. Para a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e a Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas, em nota divulgada à imprensa, os povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira estão entre os grupos mais vulneráreis à pandemia no mundo e, principalmente, suscetíveis à transmissão comunitária, pelo fato de viverem na zona urbana.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.