Em reunião com donos de portais de notícias, presidente da OAB/AM destaca importância do jornalismo técnico

Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM), Jean Cleuter Simões, destacou o papel das mídias digitais no combate às notícias falsas, as fake news, e reafirmou o compromisso da OAB/AM com o jornalismo técnico e de qualidade.

A manifestação de Jean Cleuter ocorreu durante uma reunião nesta terça-feira, 22, na sede da Ordem, na Zona Centro-Sul de Manaus, com donos de portais de notícias do Amazonas que representam o grupo “É Fato”, campanha que imprime o selo de qualidade de Jornalismo aos sites que produzem conteúdo.
“Parabenizo a iniciativa do grupo em buscar agregar representantes da imprensa que prezam pelo jornalismo técnico”. disse.

“A OAB/AM sempre se posicionou no combate às fake news e as mídias digitais têm um papel fundamental na busca pelo jornalismo de qualidade”, declarou o presidente da OAB/AM.

O grupo “É Fato” é constituído por empresas com mais de dois anos no mercado, com endereço fixo, e possuem jornalistas profissionais identificados em seu expediente como responsáveis pelo conteúdo (Divulgação)

Durante o encontro, o grupo pediu apoio da Ordem para promover debates entre a imprensa e as entidades representativas de classe para a conscientização da sociedade sobre a responsabilidade na disseminação de notícias.

Jean Cleuter relatou que já foi vítima da disseminação de fake news e teve dificuldades de oficiar o responsável pela informação falsa. “É muito importante que os portais de notícias tenham, no mínimo, um endereço fixo”, completou.

O grupo “É Fato” é formado por 15 sites da Mídia Digital de Manaus (ver relação no fim do texto) comprometidos contra a divulgação de fake news. Eles são constituídos como empresas, há mais de dois anos no mercado, com endereço fixo, e possuem jornalistas profissionais identificados em seu expediente como responsáveis pelo conteúdo.

Reunião com donos de portais de notícias do Amazonas na sede da OAB (Divulgação)

A reunião entre o presidente da OAB/AM e donos de portais de notícias teve a presença de representantes do Portal BNC (jornalista Neuton Corrêa), Portal Fato Amazônico (jornalista Elcimar Freitas e a advogada Sirlane Navegante), Portal do Hiel Levy (jornalista Hiel Levy), Portal Manaus 360 (jornalista Cynthia Blink), Portal Único (jornalista Claudio Barboza), Portal Real Time (jornalista Liliane Maia) e Revista Cenarium (jornalista Paula Litaiff).

Pertencem ao grupo “É Fato”

  1. Manaus 360º
  2. Blog do Mario Adolfo
  3. Blog do Hiel Levi
  4. Portal Único
  5. Amazonas Atual
  6. Fato Amazônico
  7. Revista Cenarium
  8. Portal Pontual
  9. Portal O Poder
  10. Amazonas1
  11. Portal da Marcela Rosa
  12. Portal do Marcos Santos
  13. Portal Real Time1
  14. BNC
  15. Portal Flagrante

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO