Em Tefé, simpósio debate a conservação e manejo participativo na Amazônia

(Bernado Oliveira)
Com informações da assessoria

MANAUS – Inicia nesta terça-feira, 4, o 18º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon). O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), no município de Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus). A atividade é aberta ao público, segue até sexta-feira, 7.

O Simcon é amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e reúne a comunidade científica atuante do bioma amazônico, com foco na região do Médio Solimões, para discutir questões relacionadas à conservação da biodiversidade, manejo de recursos naturais e modos de vida das populações tradicionais.

Segundo o coordenador de pesquisa do Instituto Mamirauá e responsável pela organização do evento, Rafael Rabelo, a iniciativa busca divulgar os resultados de pesquisas e promover um espaço de diálogo entre pesquisadores e a sociedade, além de contribuir com a formação de recursos humanos, por meio de minicursos sobre variados temas, relacionados à conservação e ao manejo de recursos naturais na Amazônia.

PUBLICIDADE

O evento terá uma série de apresentações, tanto no formato oral, quanto no de pôster, palestras e mesas-redondas para a discussão de temas relevantes dentro da comunidade científica.

“As pesquisas divulgadas são, em grande parte, produzidas em colaboração com moradores de comunidades ribeirinhas. E os resultados visam o aprimoramento de técnicas de manejo de recursos naturais e, também, a criação de estratégias para melhoria da qualidade de vida nessas comunidades”, disse Rafael Rabelo.

A realização do evento em Tefé ressalta o movimento de interiorização da ciência, uma vez que promove apresentações e debates acessíveis ao público local. Além de ser um momento de incentivo para a formação de novas pesquisadoras e pesquisadores no interior.

O Simcon contará com quatro minicursos, quatro palestras magnas, três mesas-redondas, 22 apresentações de pesquisas em formato oral e 43 em forma de pôster. Para mais informações, é só acessar o site https://mamiraua.org.br/simcon.

Parev

O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) apoia a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.