Amazonas, Mato Grosso e Maranhão lideram cobertura vacinal contra Covid-19 na Amazônia Legal


14 de June de 2021
Amazonas, Mato Grosso e Maranhão lideram cobertura vacinal contra Covid-19 na Amazônia Legal
A dona de casa Cleoza Maria Guimarães dos Santos, 54, após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã de domingo, 13, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte de Manaus (Divu
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Amazonas, Mato Grosso e o Maranhão estão no topo do ranking da cobertura vacinal contra a Covid-19 entre os Estados da Amazônia Legal, segundo levantamento feito nesta segunda-feira, 14. Com 36% da cobertura vacinal, o Amazonas é o primeiro da lista. Já na “lanterna” está o Amapá, com 20% da cobertura vacinal realizada até o momento.

O cálculo foi feito baseado na estimativa da população informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os números informados pelas secretarias de saúde estaduais. No Amazonas, até a manhã desta segunda-feira, foram aplicadas 1.541.628 doses – 1.043.442 da primeira dose e 498.186 da segunda dose – dos imunizantes na população estimada em 4.207.714 habitantes.

O Mato Grosso, que segue o Amazonas no ranking, tem 35% dos 3.526.220 habitantes imunizados. Estes números podem ser maiores, já que o site “Painel de Distribuição de Vacinas contra Covid-19” do Mato Grosso foi atualizado pela última vez no dia 8 de junho.

O terceiro lugar fica com o Maranhão, com 31%. No Estado foram aplicadas 2.244.716 doses, somadas as primeiras e segundas doses, de uma estimativa populacional de 7.114.598. O Amapá, que está no fim da lista, vacinou apenas 20% da população de 861.773 habitantes.

Veja o ranking:

Cobertura vacinal na Amazônia Legal Brasileira (Catarina Hak/Revista Cenarium)

Mutirão

A boa colocação do Amazonas e do Maranhão pode ser explicada por mutirões de vacinação realizados nos dois Estados nesse sábado, 12, e domingo, 13. Balanço anunciado pelo governador amazonense Wilson Lima (PSC) indicou que a campanha “Vacina Amazonas” imunizou 141.649 pessoas contra a Covid-19 em Manaus, nos dois dias, com a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca. O viradão iniciou no sábado e encerrou no fim da tarde de domingo em 57 postos de vacinação, sendo três funcionando por 32 horas.

Uma grande força-tarefa foi montada pelo Governo do Amazonas e pela Prefeitura de Manaus para imunizar a população de 40 a 51 anos. Dentre os pontos de vacinação, três funcionaram por 32 horas sem intervalo: Arena da Amazônia, Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.

Moradores da zona Norte fazem fila para se vacinar no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, em Manaus (Divulgação/Secom)

No Maranhão, a segunda edição Arraial da Vacinação na Ilha iniciou ainda na sexta-feira, 11, e vacinou 9.975 pessoas em mais de 50 horas de atividade. O reforço no processo de imunização contra a Covid-19 ocorreu na Grande Ilha, formada pelos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís.

O drive thru de vacinação deste mutirão foi montado no estacionamento do Pátio Norte Shopping. Para ampliar o alcance da cobertura vacinal, nesta edição, a idade dos vacinados baixou para a partir de 29 anos no “mutirão”.

Arraial da Vacinação que aconteceu no drive thru montado no estacionamento do Pátio Norte Shopping, no Maranhão (Laecio Fontenele)

What did you think of this content?

BACK TO TOP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.