Entidade repudia condições degradantes de indígenas warao no Nordeste do País


24 de dezembro de 2020
Entidade repudia condições degradantes de indígenas warao no Nordeste do País
Os indígenas warao migraram para o Brasil depois que a crise econômica e humanitária se agravou na Venezuela, em 2014 (Reprodução/ Internet)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A articulação dos Povos Indígenas Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) repudiou, em nota publicada nas redes sociais, a situação em que são mantidos os indígenas warao no Nordeste do País. Os indígenas warao migraram para o Brasil depois que a crise econômica e humanitária se agravou na Venezuela, em 2014.

Segundo a Apoinme, as vivências em território nacional são marcadas por extrema violências e xenofobia, sendo submetidos condições degradantes e desumanas, que se tornam ainda mais aviltantes ante o contexto da pandemia de Covid-19.

Embora a maioria se concentre na região Norte do Brasil, nos estados de Roraima e Amazonas, os warao estão presentes atualmente em estados do Nordeste, como Maranhão, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Em um dos trechos da nota, a Apoinme, na qualidade de Organização Indígena, afirma que é “atuante na região, repudia o racismo e a negação aos direitos humanos fundamentais impostos a nossos parentes, sobretudo na forma de omissão dos poderes públicos federal e estaduais que deveriam ofertar soluções para um acolhimento humanizado dessas populações”, diz trecho da nota.

Além disso, reafirmou ser imprescindível que se promova um acolhimento a essas famílias, garantindo que tenham acesso a condições dignas de alimentação, água, saúde e medicamentos, e alojamento.

Por fim, finaliza a nota se colocando como um parceiro disponível a cooperar nos diálogos, planejamentos, implementação de mecanismos de acolhimento dos grupos Warao nos estados de sua área de abrangência.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.