Equilíbrio entre firmeza e empatia dos pais gera seres humanos mais gentis, afirma educadora

Filho, pai e neto brincam (Reprodução)
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO (SP) – Na Grécia antiga, os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles já debatiam o papel dos pais no desenvolvimento moral e intelectual das crianças. Com o passar dos anos, as crianças, que eram apenas mais um entre todos, passaram a ser vistas como únicas e novos modelos de educação surgiram.

Pesquisas recentes mostram que o equilíbrio entre firmeza e empatia dos pais é capaz de gerar seres humanos mais gentis e felizes consigo mesmos.

Estudar é um dos caminhos para alcançar esse modelo mais respeitoso. Porém, não o único, segundo a educadora parental Thais Mattos. Para ela, a troca de experiência com outros pais pode ser um aliado eficaz.

PUBLICIDADE
Fotografia de um senhor branco, calvo, olhando para o alto. Atrás dele, um homem branco de cabelos e barbas escuras olha na mesma direção. Sobre o ombro desse homem, um menino de aproximadamente cinco anos, também branco, com cabelos lisos e curtos. Os pés do garoto estão sobre os ombros do senhor mais velho.
Roda de pais debate desafios da parentalidade (Volodymyr/Adobe Stock)

“Compartilhar experiências cria uma rede de apoio, oferecendo conforto e confiança. Assim, construímos uma comunidade colaborativa, fortalecendo laços e enfrentando desafios juntos, promovendo um crescimento mútuo”, afirma.

“Pais mais informados e capacitados criam ambientes familiares seguros e amorosos, o que contribui para o bem-estar das crianças e promove uma mudança cultural positiva na parentalidade”, completa.

Em parceria com o também educador parental Rodrigo Serafim, Thais está promovendo uma roda gratuita com o tema: “Pais Presentes: Conversas Descomplicadas, Vínculos Inquebráveis”.

O encontro faz parte do evento “Dias Leves, Laços Fortes: Como Facilitar o Seu Dia a Dia Através da Educação Respeitosa”, agendado para março.

Na primeira roda, que ocorrerá em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o grupo vai debater a influência da infância dos pais na educação dos filhos. “Será um bate-papo descontraído, onde abordaremos os desafios da parentalidade e trocaremos dicas preciosas para nos ajudarmos mutuamente”, diz.

Roda “Pais Presentes: Conversas Descomplicadas, Vínculos Inquebráveis”

Local: Trilogy Offices (WeWork) – Avenida Pereira Barreto, 1.479, São Bernardo do Campo (SP)
Quando: 7 de fevereiro, às 18h30
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/uNUV1

Leia mais: Trabalho infantil: aumento em 2022 afeta 1,9 milhão de crianças no Brasil
(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.