Erosão preocupa prefeitura que decreta ‘situação de emergência’ na orla de Parintins, no AM


30 de julho de 2020
Erosão preocupa prefeitura que decreta ‘situação de emergência’ na orla de Parintins, no AM
Orla da cidade desmoronou em janeiro deste ano (Yuri Pinheiro/ Prefeitura de Parintins)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Sete meses após decretar situação de emergência por conta da erosão na orla do município, a prefeitura de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), voltou a declarar a medida por conta do desmoronamento do local, com prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por 180 dias.

A vigência da medida editada anteriormente venceu em junho. O novo decreto foi assinado pelo prefeito em exercício do município, o vice João Wellington Cursino (PSD).

O desastre natural, segundo o documento, compreende o trecho do Matadouro Municipal até a área do Porto de Parintins, além de trecho da rua Caetano Prestes até o início da rua Senador Álvaro Maia e parte da escadaria da Praça São Benedito até a Cidade Garantido.

De acordo com a prefeitura, o desmoronamento foi provocado pelas grandes enchentes regionais e a ocorrência de fortes e constantes chuvas da região amazônica, “a qual se caracteriza como erosão de margem fluvial”.

O decreto diz ainda que os serviços de reconstrução da estrutura de contenção, que se encontrava com rachaduras e parcialmente desmoronado, obstruindo e interditando ruas, causando sérios transtornos
e colocando em risco a população, não puderam ser concretizados em sua totalidade, em virtude da pandemia da Covid-19.

Confira o decreto:

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.