Escute. Seja acessível. Valorize

Vocês já devem ter ouvido – e até usado – a expressão “Queria guardar tal pessoa em um potinho”. Tem gente que é tão especial que fazemos questão de ter por perto, seja porque aquela companhia nos faz bem ou, simplesmente, porque queremos cuidar dela. Podemos levar esse conceito também para o mundo corporativo, já parou pra pensar?

O sonho de todo empresário é ter o tal “funcionário que veste a camisa da empresa”, mas poucos fazem uma autoanálise e buscam entender por que seus times não estão com o comportamento esperado, que é trabalhar com amor, como se aquele negócio fosse deles.

Você como gestor, está fazendo seu time se sentir parte da empresa?

PUBLICIDADE

Na Sapatinho, as pessoas “vestem a camisa” porque elas se sentem de fato parte daquilo. Elas são bem cuidadas e valorizadas. São ouvidas e acolhidas. Se sentem parte porque são parte! Tudo é voluntariamente falado no plural, sempre “nós” e “nossa empresa”, nunca no singular. Vou listar x pilares que acho importante na relação do empresário com seu time de colaboradores:

ESCUTE. As pessoas gostam de ser ouvidas e um bom gestor deve prestar atenção no que elas dizem. Todas as vozes têm relevância e devem ser escutadas nas tomadas de decisões, das mais simples do dia a dia até as mais importantes, que podem mudar o rumo da empresa.

SEJA ACESSÍVEL. Deixe seu time à vontade para falar com você. Um bom gestor não amedronta seu time, pelo contrário. Ele é receptivo, ouve com humildade e aconselha com sabedoria.

VALORIZE. Lidamos com pessoas e não com máquinas. Valorizar vai muito além de uma promoção ou um aumento. Fazer com que as pessoas se sintam queridas é importante. O mínimo é importante. Conheça seu time, saiba o nome das pessoas. Gostou de uma ideia? Elogie. Alguém bateu uma meta? Parabenize. Fez aniversário? Não custa nada enviar uma mensagem. Lembre-se: quanto mais perto o time se sente do gestor, mais ele se sente à vontade para ser parte daquilo. Eu olho pro teu time hoje e os enxergo como joias, que realmente dá vontade de guardar em um potinho mesmo pra ninguém levar. Juntos nós aprendemos, evoluímos, erramos e principalmente criamos uma relação de confiança e parceria. Eu sei que posso contar com eles e eles comigo. Se hoje temos uma empresa que só cresce, é porque construímos juntos, de igual pra igual, e é assim, juntos, que colheremos os frutos

PUBLICIDADE
(*)Amazônida, pai e sapateiro.

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.