Espaços públicos subutilizados irão abrigar projeto ‘Farol do Conhecimento’ em bairros de Manaus


12 de maio de 2021
Espaços públicos subutilizados irão abrigar projeto ‘Farol do Conhecimento’ em bairros de Manaus
Gestores culturais começaram a fazer visitas em espaços que poderão abrigar o projeto (Oliveira Júnior/Manauscult)

Com informações da assessoria

Com o intuito de levar cultura, música, teatro, esporte, lazer, educação, turismo e saúde a partir da instalação de espaços multiculturais, o projeto “Farol do Conhecimento” entrou em fase de estudos técnicos com visitação de locais públicos subutilizados que possam abrigar as atividades.

De acordo com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a visitação para a escolha desses espaços já está sendo realizada, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Concultura). A expectativa é de que até o final do ano, dois espaços já estejam funcionando.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a proposta é de que o “Farol do Conhecimento” chegue a todos os bairros de Manaus.  “O nosso compromisso é que o projeto chegue em todos as áreas da nossa cidade, ocupando espaços do poder municipal utilizados abaixo de sua capacidade, e, em um único local, viabilizar o acesso à biblioteca, internet, cursos de formação e qualificação, além de complementação à formação escolar, tendo como base a cultura e a educação”, enfatizou.

Os centros serão também utilizados para a educação patrimonial, histórica e geográfica do Amazonas, explicou o gestor cultural, ressaltando que a primeira fase do projeto compreende identificar e fazer um estudo técnico dessas áreas subutilizadas e viabilizar a reforma para futuro uso.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, ressaltou a importância desses espaços como suporte cultural e pedagógico para a rede municipal de ensino. “O projeto será implantado em comunidades em que existem poucas oportunidades de práticas culturais e educacionais, por isso, destaco a relevância desses faróis, uma verdadeira luz para crianças, jovens e adolescentes, levando formação e transformação por meio da cultura, esporte e educação”, afirmou.

O projeto tem a colaboração de outras pastas da prefeitura de Manaus, como as Secretarias Municipais de Educação (Semed), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e da Saúde (Semsa), além da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que faz parte da Semasc.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.