Esposa de governador de RR, Simone Denarium concorre a cargo de conselheira do TCE
28 de abril de 2023

Ana Pastana – Da Revista Cenarium
BOA VISTA (RR) – A esposa do governador Antonio Denarium, Simone Denarium, anunciou nesta sexta-feira, 28, sua candidatura ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), durante sessão na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). Se eleita como conselheira, ela deverá julgar as contas de seu esposo.
De acordo com a imprensa local, a candidatura gerou desconforto entre os outros quatro concorrentes à vaga, que incluem os deputados Jorge Everton (União Brasil) e Coronel Chagas (PRTB), a ex-procuradora do Estado, Maria da Glória de Souza Lima, e o reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Freitas.

Os interessados na vaga de conselheiro do Tribunal de Contas apresentaram o requerimento de inscrição, com a assinatura de um terço dos membros da ALE-RR. Uma comissão composta por deputados deve analisar os documentos recebidos para a realização de uma sabatina, prevista para os próximos dias 4 e 5 de maio.
O anúncio do nome do novo conselheiro deve ser anunciado pelo Plenário da Assembleia Legislativa no dia 10 de maio. Vale lembrar que o TCE-RR é formado por sete conselheiros, dos quais três são nomeados pelo Executivo Estadual e quatro pela própria Assembleia Legislativa. A vaga em questão é uma das quatro destinadas ao Poder Legislativo.
Governador e polêmicas
Recentemente, veio à tona uma denúncia de que o juiz de Direito Ângelo Augusto Graça Mendes, da 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Roraima, determinou a busca e apreensão de uma aeronave, vendida de forma ilícita pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), após a empresa D’Goold Empreendimentos alegar ser a legítima proprietária do bem e apresentar um pedido de liminar para sua recuperação. O avião foi, efetivamente, apreendido no Aeródromo Barra do Vento, localizado em Boa Vista, em novembro de 2022.
O Ministério Público de Roraima (MP-RR) informou a existência de quatro denúncias “notícia-crime” contra o governador de Roraima, Antonio Denarium, no sistema do órgão, em que é alegada prática de agiotagem. Devido à sua posição como chefe de Estado, as denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para uma análise mais aprofundada.
Perfil
A primeira-dama de Roraima, Simone Soares de Souza ‘Denarium’ é contadora formada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e especializada em Auditoria Pública. Simone já foi aprovada em concursos públicos de alta concorrência, como o do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Boa Vista Energia e do próprio Tribunal de Contas do Estado. Além de ocupar vários cargos em comissões de licitação e controle interno, na administração pública estadual, atualmente, Simone Denarium chefia a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SEEDHS).
Caso no Pará
No dia 14 de março, a esposa do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA). Ela teve seu nome aprovado por 36 dos 38 deputados estaduais, em sessão especial no plenário Newton Miranda, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).