Estado de Mato Grosso tem falta de estoque de vacina contra catapora


20 de fevereiro de 2024
Estado de Mato Grosso tem falta de estoque de vacina contra catapora
As vacinas são destinadas a crianças (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)
Davi Vittorazzi – Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) – A Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) está com estoque restrito ou zerado, nos 142 municípios do Estado, da vacina varicela (catapora). A falta ocorre após desabastecimento do Ministério da Saúde.

Conforme o Estado, o Ministério da Saúde fez a entrega parcial de doses da vacina em dezembro do ano passado, por isso, o estoque ainda é considerado restrito. Em janeiro, mais 4 mil doses chegaram em Mato Grosso, mas a quantidade ainda é insuficiente para atender a demanda. “Por essa razão, a distribuição continuará contingenciada”, diz a nota.

A vacina é oferecida pelo Sistema Único de Saúde desde 2013. Os imunizantes são envidados do Ministério da Saúde para os Estados, que são distribuídos aos municípios.

Profissional vacina bebê contra a varicela (Reprodução)

A vacina é aplicada, exclusivamente, para crianças a partir de 1 ano e 3 meses que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. A imunização é realizada em duas doses, de 15 meses (01 ano e 3 meses) e 4 anos.

Conforme o Ministério, no País, não há dados consistentes sobre a incidência de varicela, já que os casos são notificados apenas quando são graves, há casos de internação pela doença ou quando geram mortes. Apesar disso, a estimativa do órgão é que cerca de 3 milhões de casos ocorram ao ano no Brasil.

O que é a varicela

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a catapora, que também é conhecida como varicela, é uma doença altamente contagiosa e infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zoster. Geralmente, ela é mais comum em crianças, ocorrendo entre o fim do inverno e o início da primavera.

No entanto, quando afeta adolescentes e adultos, a catapora tende a ser mais grave. Além disso, representa um risco significativo para pacientes com sistemas imunológicos comprometidos ou que sofrem de doenças crônicas, como câncer ou HIV.

Uma característica distintiva da catapora é o aparecimento de lesões na pele em várias formas evolutivas, incluindo máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas, todas acompanhadas por intensa coceira.

Leia mais: Herpes-zóster teve aumento de 35% na pandemia de Covid-19, mostra estudo; vacina está disponível no Brasil
Revisado por Adriana Gonzaga

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.