Falta de coordenação dificulta pautas de interesse governista no Senado


17 de agosto de 2021
Falta de coordenação dificulta pautas de interesse governista no Senado
Ainda não foi desta vez que o presidente Jair Bolsonaro conseguiu se sintonizar com o Senado (Sérgio Lima/Poder 360)
Via Brasília – Da Cenarium

Senado solto

Ainda não foi desta vez que o presidente Jair Bolsonaro conseguiu se sintonizar com o Senado. Não bastasse a CPI da Covid, que provoca tensão com o governo federal, há, ainda, a falta de coordenação política na Casa, que produziu um colegiado que toca suas próprias pautas, à revelia do Planalto. Pela segunda semana consecutiva, a pauta no Senado foca em temas que interessam aos senadores, não a Bolsonaro. Solto, Rodrigo Pacheco deu encaminhamento à PEC 110, da reforma tributária, apesar dos governistas apostarem no PL do Imposto de Renda. O novo Refis também foi aprovado na Casa com a oposição do Ministério da Economia.

Guerra contra democracia

Ciro Nogueira precisaria dar mais atenção ao Senado, mas segue com seu tempo sequestrado para “amortecer” os ataques do presidente, o STF, o TSE e até ao próprio Senado. Já Bolsonaro, enquanto dedica parte do seu tempo a dar “tiros de canhão” nas instituições e a acompanhar exercícios militares e tanques fumegantes, cria uma verdadeira cortina de fumaça sobre o que realmente importa ao País. Para Bolsonaro, o que importa é manter sua seita animada com a guerra que promove contra a democracia.

Pauta Gás de cozinha

Falando em Senado, a Casa deve votar amanhã um projeto de Eduardo Braga (MDB-AM), que cria o programa Gás para os Brasileiros. A ideia é aumentar em R$ 0,20 a Cide sobre o litro da gasolina – o que daria um montante de R$ 6 bilhões anuais para bancar descontos no preço do botijão para famílias carentes. No entanto, a proposta de aumento do preço dos combustíveis foi considerada uma forma impopular de resolver o problema por parte de Bolsonaro. O governo corre para apresentar uma solução própria, mas ainda não decidiu de onde vai tirar a verba para o subsídio.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.