Fortes chuvas deixam mais de 123 famílias indígenas desabrigadas no Mato Grosso


04 de janeiro de 2022
Fortes chuvas deixam mais de 123 famílias indígenas desabrigadas no Mato Grosso
Famílias desabrigadas no Mato Grosso (Reprodução/ Internet)

Com informações do Mídia News

MANAUS – As fortes chuvas dos últimos dias alagaram as roças e as casas na Aldeia Nova Pukanu, em Luciara (a 1.170 quilômetros de distância da Capital), no Mato Grosso. Estimam-se que 123 famílias da etnia Kanela do Araguaia, aproximadamente 190 pessoas, tenham sido atingidas.

Por telefone, o indígena e Wadxuhykãn Kanela, Cláudio do Nascimento Brito, informou que alguns moradores tiveram que deixar suas casas, principalmente idosos e pessoas com a saúde debilitada. Inclusive uma gestante foi transferida para o hospital sob risco de aborto.

“A preocupação maior é porque veio essa enchente, mas ela sempre chega menos do que esse nível nos meses de fevereiro e março. Mas desde o dia 29, ela chegou num nível acima do que é normal”, explica o indigenista.

Cláudio é secretário da Associação da Comunidade Indígena do Povo Kanela do Araguaia e destacou as necessidades de produtos essenciais.

Além das medidas de suporte e apoio dos órgãos governamentais, o povo Kanela precisa de combustível, cestas básicas, barco a motor para transportar as famílias, material de higiene, coletes salva-vidas. A logística pra chegar até a cidade ou a um ponto de apoio é um dos maiores desafios do povo Kanela.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.