Fortes chuvas deixam mais de 123 famílias indígenas desabrigadas no Mato Grosso

Famílias desabrigadas no Mato Grosso (Reprodução/ Internet)

Com informações do Mídia News

MANAUS – As fortes chuvas dos últimos dias alagaram as roças e as casas na Aldeia Nova Pukanu, em Luciara (a 1.170 quilômetros de distância da Capital), no Mato Grosso. Estimam-se que 123 famílias da etnia Kanela do Araguaia, aproximadamente 190 pessoas, tenham sido atingidas.

Por telefone, o indígena e Wadxuhykãn Kanela, Cláudio do Nascimento Brito, informou que alguns moradores tiveram que deixar suas casas, principalmente idosos e pessoas com a saúde debilitada. Inclusive uma gestante foi transferida para o hospital sob risco de aborto.

PUBLICIDADE

“A preocupação maior é porque veio essa enchente, mas ela sempre chega menos do que esse nível nos meses de fevereiro e março. Mas desde o dia 29, ela chegou num nível acima do que é normal”, explica o indigenista.

Cláudio é secretário da Associação da Comunidade Indígena do Povo Kanela do Araguaia e destacou as necessidades de produtos essenciais.

Além das medidas de suporte e apoio dos órgãos governamentais, o povo Kanela precisa de combustível, cestas básicas, barco a motor para transportar as famílias, material de higiene, coletes salva-vidas. A logística pra chegar até a cidade ou a um ponto de apoio é um dos maiores desafios do povo Kanela.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.