Garimpo ilegal é interditado em área de proteção ambiental no interior do Pará
12 de julho de 2021

Com informações da assessoria
PARÁ – Órgãos ambientais do Pará e Polícia Militar (PM) identificaram uma área de garimpo ilegal dentro do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas, no município de São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará. A interdição da área fez parte das ações de fiscalização ambiental interinstitucional, destinadas a garantir a preservação dos recursos naturais da região.
A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). As atividades de proteção ambiental começaram no dia 1º de julho, com a participação de fiscais da Semas e integrantes da Polícia Militar e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), órgão responsável pela gestão estadual das Unidades de Conservação no Pará.
Os agentes de fiscalização interditaram o local, onde foram apreendidos instrumentos utilizados na atividade ilícita. Também foram apreendidos mangotes, motobomba e marretas, e cinco quelônios, já devolvidos à natureza.
Entre os procedimentos administrativos, foram lavrados Auto de Infração, Termo de Interdição, Termo de Apreensão e Termo de Depósito. A operação não identificou nenhum infrator.