Governador do AM anuncia expansão do ensino bilíngue nas escolas públicas


06 de fevereiro de 2023
Governador do AM anuncia expansão do ensino bilíngue nas escolas públicas
Governador divulgou novas ações na educação durante abertura do ano letivo em escolas da capital, nesta segunda-feira (Alex Pazuello/Arthur Castro/Secom)
Daniel Amorim – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Ensino Médio nas escolas do Amazonas vai receber nova configuração este ano e, a partir de 2024, terá ampliação do ensino bilíngue em unidades da capital e do interior. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (União Brasil) na manhã desta segunda-feira, 6, durante a abertura do ano letivo 2023, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no bairro Santa Etelvina, zona Norte da capital.

A segunda fase do novo Ensino Médio, promovido pelo governo federal e implementado com apoio do Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam) e Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), consiste na oferta curricular de conhecimentos tecnológicos, científicos e temas voltados à realidade do Amazonas.

Tudo isso para oferecer a vocês condições para atuarem no mercado de trabalho”, frisou o governador aos alunos do Ceti. Mais de 200 mil estudantes da rede pública de ensino da capital voltaram às aulas nesta segunda-feira, 6.

Dentre as medidas previstas para o próximo ano, Lima anunciou a ampliação do conteúdo bilíngue em dez escolas estaduais e do interior, com a inclusão de turmas do Ensino Fundamental, o que deve contemplar mais 10 mil alunos. Atualmente, além do Português, professores de nove escolas ministram matérias de Matemática e Ciências Sociais em espanhol, japonês, inglês e francês, o que rendeu destaque nos sistemas de ensino público de todo o País.

De acordo com Lima, mais dez escolas da rede estadual terão aulas bilíngues a partir do próximo ano (Alex Pazuello/Arthur Castro/Secom)

É um trabalho pioneiro e diferenciado. Não se trata apenas de ensinar a língua“, afirmou a titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Kuka Chaves. “Os currículos são trabalhados com os alunos, visando à formação profissional“.

Daqui a dez, 15 anos, vocês vão entender o diferencial que isso faz na vida”, acrescentou Lima aos alunos. “No terceiro ano, entendemos a necessidade de conseguir o primeiro emprego e garantir renda à família“.

Melhoria nos índices

Lima destacou, ainda, o avanço na avaliação do ensino do Amazonas, que passou do 12º para o 8º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nossa meta é manter esses números, fazer com que a educação no Estado continue entre as dez melhores do Brasil“. O governador lembrou que o combate à evasão escolar inclui condições de acesso à escola. Por isso, ressaltou a função do programa Passe Livre, executado em parceria com a Prefeitura de Manaus, que atende uma antiga demanda de movimentos estudantis: garantir o transporte gratuito nos ônibus a estudantes de baixa renda.

Em 2023, o tema do ano letivo será “Reflexos sobre Currículo, Aprendizagem, Avaliação e Saberes”, voltado para ações de melhoria do ensino, dos índices educacionais e da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame será aplicado este ano aos alunos dos 5° e 9° do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio e vai compor a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.