Governador do AM anuncia expansão do ensino bilíngue nas escolas públicas

Governador divulgou novas ações na educação durante abertura do ano letivo em escolas da capital, nesta segunda-feira (Alex Pazuello/Arthur Castro/Secom)
Daniel Amorim – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Ensino Médio nas escolas do Amazonas vai receber nova configuração este ano e, a partir de 2024, terá ampliação do ensino bilíngue em unidades da capital e do interior. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (União Brasil) na manhã desta segunda-feira, 6, durante a abertura do ano letivo 2023, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no bairro Santa Etelvina, zona Norte da capital.

A segunda fase do novo Ensino Médio, promovido pelo governo federal e implementado com apoio do Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam) e Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae), consiste na oferta curricular de conhecimentos tecnológicos, científicos e temas voltados à realidade do Amazonas.

Tudo isso para oferecer a vocês condições para atuarem no mercado de trabalho”, frisou o governador aos alunos do Ceti. Mais de 200 mil estudantes da rede pública de ensino da capital voltaram às aulas nesta segunda-feira, 6.

PUBLICIDADE

Dentre as medidas previstas para o próximo ano, Lima anunciou a ampliação do conteúdo bilíngue em dez escolas estaduais e do interior, com a inclusão de turmas do Ensino Fundamental, o que deve contemplar mais 10 mil alunos. Atualmente, além do Português, professores de nove escolas ministram matérias de Matemática e Ciências Sociais em espanhol, japonês, inglês e francês, o que rendeu destaque nos sistemas de ensino público de todo o País.

De acordo com Lima, mais dez escolas da rede estadual terão aulas bilíngues a partir do próximo ano (Alex Pazuello/Arthur Castro/Secom)

É um trabalho pioneiro e diferenciado. Não se trata apenas de ensinar a língua“, afirmou a titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Kuka Chaves. “Os currículos são trabalhados com os alunos, visando à formação profissional“.

Daqui a dez, 15 anos, vocês vão entender o diferencial que isso faz na vida”, acrescentou Lima aos alunos. “No terceiro ano, entendemos a necessidade de conseguir o primeiro emprego e garantir renda à família“.

Melhoria nos índices

Lima destacou, ainda, o avanço na avaliação do ensino do Amazonas, que passou do 12º para o 8º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nossa meta é manter esses números, fazer com que a educação no Estado continue entre as dez melhores do Brasil“. O governador lembrou que o combate à evasão escolar inclui condições de acesso à escola. Por isso, ressaltou a função do programa Passe Livre, executado em parceria com a Prefeitura de Manaus, que atende uma antiga demanda de movimentos estudantis: garantir o transporte gratuito nos ônibus a estudantes de baixa renda.

Em 2023, o tema do ano letivo será “Reflexos sobre Currículo, Aprendizagem, Avaliação e Saberes”, voltado para ações de melhoria do ensino, dos índices educacionais e da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame será aplicado este ano aos alunos dos 5° e 9° do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio e vai compor a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.