Governador do AM comenta troca de secretários: ‘Um time tem que mudar’
04 de agosto de 2021

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium
MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSL), comentou, na manhã desta quarta-feira, 4, a troca dos secretários estaduais de Segurança Pública e Educação. Segundo Lima, um “time” tem que ser mudado para melhorar o desempenho. Nessa terça-feira, 3, foi anunciada a saída do coronel Louismar Bonates da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e de Luís Fabian do comando da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc).
“Quem assume um cargo comissionado tem que entender que a qualquer momento, quando não corresponder com atitude, com a missão, por uma situação ou por outra, pode ser substituído. Então todo mundo que é secretário, seja do governo do Estado, da Prefeitura ou qualquer outra instituição, está passivo de ser substituído para que a gente possa ter uma melhora no desempenho das ações para atender a população”, destacou durante coletiva no Centro Estadual de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida, zona Sul de Manaus.
As mudanças nas pastas começaram a ser articuladas na semana passada, primeiro com a notícia de que o agora ex-secretário da SSP coronel Louismar Bonates pediu o afastamento do cargo por motivos de saúde. Quem assume o órgão é o general de divisão do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Mansur.
“A gente entende que há uma importância no trabalho que deve ser feito na fronteira e no combate ao tráfico de drogas. O general Mansur é alguém que conhece muito bem a região, que atuou nessas fronteiras aqui do Estado e também nos estados vizinhos, então ele vai ser importante na continuidade desses projetos”, pontuou ainda o governador.

Continuidade dos projetos
Luís Fabian deixou a Seduc para ser o novo secretário de governo. Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, conhecida como Kuka Chaves é a nova secretária de Educação. Mudanças também foram anunciadas na Secretaria de Administração e Gestão (Sead) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).
“Minha grande preocupação é que não haja a descontinuidade dos programas que já foram lançados, como por exemplo, na área de educação, que nós lançamos, recentemente, 13 projetos na ordem de R$ 400 milhões que são importantes para gente melhorar esse processo de ensino e aprendizagem, da mesma forma que, na Secretaria de Segurança, nós lançamos um programa robusto de R$ 280 milhões de reais”, enfatizou Lima.
Tentativa de exoneração
Luís Fabian ascendeu ao cargo de segundo mais importante do governo do Amazonas após o vice-governador Carlos Almeida perder força por conspirar contra Wilson Lima. No último dia 22 de julho, Almeida articulou a exoneração fraudada de Bonates.
Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) o cargo de secretário-geral da Unidade Gestora da Cidade Universitária será extinto para dar nome ao posto de secretário de governo, que será remanejado para o gabinete pessoal do governador. De acordo com Wilson Lima, Luís Fabian coordenará projetos estratégicos da administração estadual.