Governador do AM inaugura Escola de Trânsito para conscientizar condutores


30 de janeiro de 2024
Governador do AM inaugura Escola de Trânsito para conscientizar condutores
Inauguração do espaço físico ocorreu nesta terça-feira, 30. (Alex Pazuello/Secom)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Formar condutores conscientes e dar oportunidade a quem deseja se profissionalizar. Esse é o objetivo da Escola Pública de Trânsito (Eptran), que teve espaço físico inaugurado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) nesta terça-feira, 30, nas dependências do Shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus.

A escola, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), tem 1.250 mil metros quadrados e comporta salas de aula, biblioteca, auditório, banheiros e um espaço comum. A estimativa é que 600 pessoas passem pelo local, nos três turnos: manhã, tarde e noite.

Leia também: No AM, órgãos de trânsito ‘protegem’ infratores extremistas em protestos antidemocráticos
Governador do Amazonas, Wilson Lima, e o vice-governador, Tadeu de Souza conhece espaços da Eptran. (30.jan.24 – Alex Pazuello/Secom)

A escola terá cursos, ações e projetos educativos e de formação já ofertados pelo Detran-AM, incluindo capacitação, especialização e atualização de servidores, de profissionais envolvidos no sistema de trânsito e do condutor infrator. O governador Wilson Lima destacou a importância do espaço para promover a cidadania de crianças e adolescentes, assim como adultos.

Esse espaço está a disposição, seja para formação de um condutor que está tirando a primeira habilitação, seja para uma atividade para as crianças que estão nas séries iniciais, para condutores do transporte escolar, mototáxi, a graduação, que a gente pensa em colocar no futuro, e uma pós graduação. Isso daqui é um espaço que está aberto para que a gente desenvolva essas atividades na área educacional, todos voltados à questão do trânsito“, explicou.

Um dos espaços na Escola Pública de Contas. (30.jan.24 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Ainda segundo o governador do Estado, 53% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Amazonas são ocupadas por pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, e a maioria de motocicletas. Por isso, ações e cursos voltados para a conscientização são de extrema importância.

A gente está entregando hoje mais uma estrutura importante aqui pro trânsito, com dois objetivos: educar para reduzir o número de acidentes e óbitos no trânsito, e o segundo para geração de emprego e renda para dar oportunidade para as pessoas, sobretudo aquelas de baixa renda“, disse.

Leia também: Detran-RR obriga uso de câmeras em uniformes de agentes de trânsito
Simulador de trânsito. (30.jan.24 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Iniciativas

A Escola Pública de Trânsito terá parcerias com universidades públicas e privadas, além da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc). Condutores do interior do Estado também poderão realizar cursos por meio de videoaulas.

A gente une a um só tempo a finalidade de trabalhar essas pessoas, conscientizá-las para um melhor aproveitamento e condução do trânsito, e profissionalizá-los também, então a escola pública tem essa dupla função: não apenas formar profissionais, mas transformá-los em condutores melhores no dia e dia e preparar as novas gerações“, pontuou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

Diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá. (30.jan.24 – Alex Pazuello/Secom)

As programações dos cursos e respectivas inscrições podem ser conferidas na Secretaria da Escola Pública de Trânsito (Eptran) ou no site detran.am.gov.br.

Sala de aula na Escola Pública de Trânsito (Eptran). (30.jan.24 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Leia mais: Detran-AM beneficia mais de 16 mil pessoas em programa social no interior
Editado por Jefferson Ramos

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.